GPA será “indústria de expansão” a partir do ano que vem, afirma CEO

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POR ALESSANDRA MORITA -

Jorge Faiçal usou o termo para ilustrar a rapidez com que a companhia vai recuperar o tamanho de antes da saída do formato de hipermercado

 

Foto: Divulgação

Saem 103 hipermercados que passarão para as mãos do Assaí no início do ano que vem ou serão convertidos em bandeiras da própria companhia e entram outras 214 lojas de supermercados até 2024, quando o GPA voltará a ter o praticamente o mesmo tamanho de alguns meses atrás. Para ilustrar a rapidez de “recuperação”, em videoconferência de resultados,o CEO Jorge Faiçal afirmou que, a partir do ano que vem, a empresa será uma “indústria de expansão”.

Daqui a três anos, o GPA somará 808 lojas. Na comparação com o cenário atual, serão 100 novas unidades Pão de Açúcar, 100 de proximidade (marcas Minuto e Fresh, lançada semana passada) e 14 Mini Extra. Atualmente, 28 unidades da marca-mãe estão em obras ou em início de projeto. Neste ano, será inaugurada uma filial do supermercado em Limeira, no interior do Estado e outra, no ano que vem, em São Paulo.

De acordo com o CEO, Pão de Açúcar é a principal marca da companhia. “Por isso ela será fortalecida como um todo, protegendo esse que é um dos ativos mais valiosos do mercado brasileiro”, disse Faiçal. Serão reforçados o propósito da bandeira, associado à sensação de “felicidade”, e haverá a intensificação do programa de fidelidade e também dos fundamentos do varejo, com sortimento diferenciado, soluções digitais, integração ainda maior da loja física e do digital, expansão de self checkout e estratégia alavancada pelo ESG (práticas que, na sigla em inglês, se referema iniciativas para o meio ambiente, social e governança).

No novo GPA Brasil, mais de 60% das vendas virão do Pão, do modelo de proximidade e do e-commerce alimentar”, reforçou o executivo. De acordo com ele, a venda online já é um negócio de R$ 2 bilhões de faturamento anual com base numa estratégia que visa atender o cliente onde ele estiver e quando quiser.

Nesse sentido, foram implementadas diversas iniciativas, como a criação de uma “cesta fresh”, que consiste no envio recorrente de produtos tipicamente comprados na feira para o cliente, clique e retire em até uma hora, pagamento via pix (responsável por 10% das formas de pagamento utilizadas) e venda por WhatsApp. “Estamos entrando mais forte nessa modalidade neste trimestre a partir de um piloto que estamos fazendo e, nos primeiros três meses de 2022, lançaremos o WhatsApp híbrido”, explicou.

Outra iniciativa importante para o canal é a parceria com outros players, como o Mercado Livre, que já representa 40% das vendas digitais totais da companhia. Nesse modelo, o faturamento cresceu 4 vezes. Já o e-commerce geral do GPA apresentou aumento de 46% no 3º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Esse e outros números divulgados pela companhia podem ser acessados clicando aqui.

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