GPA registra lucro no 1º trimestre em linha com o esperado

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Reportagem SA Varejo -

E-commerce é destaque com crescimento de 19% ante o mesmo período de 2021

Foto: Divulgação

O GPA encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 1,39 milhão, ante R$ 113 milhões verificados no mesmo período do ano passado. O resultado não foi tão satisfatório, mas ficou dentro do esperado para o período de transição da lojas. No período, o grupo concluiu a cessão dos direitos de exploração de mais de 40 pontos comerciais do Assaí, referente à venda do Extra Hiper. Considerando essa transação, o lucro líquido das atividades descontinuadas somou R$ 1,5 bilhão.

O Ebitda ajustado Ccnsolidado totalizou R$ 655 milhões no período, com margem Ebitda ajustada consolidada de 6,5%, queda de 1,1 ponto porcentual ante os três primeiros meses de 2021.

As vendas totais do Novo GPA Brasil somaram R$ 4,2 bilhões no período e excluindo postos chegou a R$ 3,8 bilhões. O resultado ficou em linha com o quarto trimestre de 2021, com a venda mesmas lojas ex postos positiva, mesmo com impacto na ruptura devido aos ajustes logísticos, necessários após o fechamento das lojas de hipermercado (fechamento de 4 CDs e redução de área em outros 4 CDs), e impacto no foco da operação também gerado pela transação das lojas hiper.

De acordo com Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA, o novo ciclo iniciado no GPA Brasil permite a empresa colocar em prática um importante plano de expansão, que prevê a abertura de 200 novas lojas até 2024. “Já abrimos, nesse trimestre duas novas lojas - um Minuto Pão de Açúcar e um Pão de Açúcar Fresh. Temos outras 25 unidades em processo de conversão de hipermercados para Pão de Açúcar ou Mercado Extra e aproximadamente outras 40 lojas do Pão de Açúcar em processo de revitalização, com expectativa de inauguração nos próximos meses”, afirma em relatório.

No e-commerce o GMV foi de R$ 369 milhões, expansão de 19% ante o mesmo período de 2021. Se desconsiderarmos as vendas provenientes dos hipermercados no primeiro trimestre de 2021, o crescimento foi de 44%.

“Nosso negócio de e-commerce alimentar também segue como uma importante avenida de crescimento e vamos continuar a impulsioná-lo suportados por uma estratégia de plataforma aberta e colaborativa, como parte de uma estratégia multicanal”, afirma o executivo.

A empresa informa ainda que segue implementando diversas iniciativas para fortalecer a estratégia digital. Entre elas estão: melhorar a competitividade com a retomada de promoções em categorias específicas como vinho, cervejas, cuidado pessoal, pet shop e outros;  captação de novas vendas com a implementação de hubs logísticos em praças em que ainda não possui lojas físicas como Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Esses hubs irão atender os clientes Pão de Açúcar e Clube Extra, além de todos os parceiros no e-commerce. Além disso, estão previstas melhorias na operação de logística e TI, com a automação do atendimento via WhatsApp e a ferramenta OMS.

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