GPA está prestes a inaugurar novo modelo de loja

Avaliação:

(16 Avaliações)

Fernando Salles -

Projeto ousado, repleto de tecnologia, começa a operar em breve na capital paulista

A bandeira Minuto Pão de Açúcar ganhará uma nova versão de loja ainda neste terceiro trimestre. Chamada de Minuto Beta, contará com diversas tecnologias no mesmo ponto de venda, a exemplo de reconhecimento facial, self checkouts e scan & go (foto), sistema no qual os produtos são escaneados diretamente para pagamento online. Os pontos de venda também disponibilizarão lockers para retirada de produtos comprados pela internet. 

A primeira unidade abrirá as portas em endereço ainda não divulgado da zona sul de São Paulo. A expectativa é contar com cinco a seis lojas em um período de 12 meses. O nome faz referência à "versão beta", denominação utilizada na área de tecnologia para classificar algo que não está concluído, mas ainda em estágio de desenvolvimento. O conceito é de que o Minuto Beta nunca estará 100% pronto, mas em evolução constante.

Questionado se trata-se de uma versão do GPA nos mesmos moldes das lojas Amazon Go, Antonio Salvador, Diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA, reconheceu que há aspectos semelhantes mas também listou diferenças. Uma delas é o fato de que o Minuto Beta não será tratado como um ambiente cuja função é simplesmente testar tecnologias: a exemplo de todas as lojas do Grupo, terá compromisso de gerar resultado.

A ousadia do empreendimento aparece desde o projeto arquitetônico, que poderá utilizar container em vez de padrões clássicos de construção. A localização deve privilegiar áreas próximas a edifícios comerciais. No sortimento enxuto, destaque para produtos frescos, incluindo diversas opções de refeições rápidas para levar ou para consumo no local. Um dos destaques será um cardápio de café da manhã, mas itens de mercearia e sortimento de vinhos também marcarão presença.

Parceria com a Microsoft

O investimento está alinhado a uma parceria de longo prazo assinada com uma das principais empresas de tecnologia do mundo: a Microsoft. A ideia é aprimorar a experiência de compra dos clientes por meio de iniciativas e produtos digitais. "Queremos somar nossa experiência no varejo com quem conhece profundamente algumas ferramentas de tecnologia", destaca Salvador, lembrando que a Microsoft propõe esse tipo de parceria a poucas empresas no mundo, e sempre apenas uma por segmento, o que garante exclusividade para o GPA no varejo alimentar brasileiro. Na prática, a Microsoft criará soluções para tirar a "fricção" de lojas do GPA, tornando- as mais eficientes para o píublico.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  ! 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade