Fornecedores de vinho esperam alta de 10% a 15% na Páscoa deste ano

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Por Lúcia Helena de Camargo -

Categoria faz parte da mesa do brasileiro, mas pode ganhar impulso em momentos de comemoração

Foto: Edu Frazão

Já não é novidade que a categoria de vinhos ganhou um novo impulso com a quarentena imposta pela pandemia nos dois últimos anos. Tudo indica que esse hábito colocou a bebida como presença garantida na mesa dos brasileiros, o que se acentua em momentos de comemoração. E um deles é Páscoa, que acontece neste ano acontece em abril, e cujas expectativas dos fornecedores são de alta de até 15%.

Nesta reportagem, trazemos as perspectivas de cinco empresas sobre as vendas na data. Mas você pode encontrar informações sobre como expor e trabalhar melhor essas bebidas em sua loja na revista de fevereiro da SA Varejo, que começará a circular nas próximas semanas.

Vinícola Garibaldi

De acordo com MaiquelVignatti, gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, as vendas de Páscoa representam 20% do faturamento total da empresa, incluindo vinhos finos, espumantes, sucos e outras bebidas. “Obviamente não é o principal período, uma vez que Natal e Ano Novo ainda são mais fortes, em razão do maior consumo de espumantes e vinhos”, diz.

De todo modo, a Garibaldi trabalha com a expectativa de aumento de 15% nas vendas da Páscoa 2022 em relação à edição de 2021. “Esperamos esse percentual de crescimento no faturamento de toda a indústria vitivinícola brasileira”, afirma o executivo.

Tivemos quebra de safra, falta de insumos e ainda estamos resolvendo problemas. No entanto, como lidamos com tabelas diferenciadas para datas comemorativas, pensando individualmente, em cada ponto de venda, podemos trabalhar junto com o varejo, no sentido de oferecer experiências aos consumidores”, avalia.

O e-commerce ainda não figura como uma prioridade para a Garibaldi. “Privilegiamos o ponto de venda tradicional. Temos boas parcerias com o pequeno e o médio varejo. Então, no e-commerce vamos promover experiências, ou seja, oferecer dicas de harmonizações do enólogo, para estimular o consumidor no sentido da decisão de compra”, comenta.

“Embora ainda não tenhamos nos livrado da pandemia, estamos em um momento mais favorável. Esperamos que os brasileiros confraternizem, ainda que somente em casa, com parentes próximos. E queremos reforçar que o consumidor brasileiro escolheu o vinho nacional para atravessar a pandemia. A prova disso é que em 2020 o vinho fino nacional saltou do quarto para o segundo lugar na preferência dos brasileiros, de acordo com pesquisa da Ideal Consulting”, cita Vignatti. “Assim, temos total convicção de que o vinho brasileiro está em seu melhor momento, em qualidade, em diversidade e perfil de produto, principalmente os espumantes. O varejista pode acreditar no vinho nacional. O consumidor vai continuar bebendo vinho brasileiro. Assim, a indústria e o varejo, juntos, podem aumentar a experiência do consumidor em relação ao produto nacional”, conclui o gerente da Garibaldi.

Vinícola Aurora

A empresa trabalha com a expectativa de crescimento de cerca de 10% em todos os produtos na Páscoa 2022 em comparação com o ano passado. “O primeiro quadrimestre costuma representar entre 15% e 20% do faturamento anual, seja em vendas para a Páscoa ou para o abastecimento para o inverno. Normalmente os clientes aproveitam para encaminhar os pedidos no momento que precede a Páscoa, no sentido de garantir o abastecimento para entrada do inverno, razão pelo qual o percentual se torna expressivo”, diz Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora.

Com objetivo de melhorar as vendas do período, ele sugere que os varejistas invistam principalmente na exposição estratégica dos produtos nas gôndolas, naturais ou especialmente instaladas. Além das ilhas e pontos extras, o diretor-superintendente recomenda ao varejista utilizar merchandising cruzado, ou seja, trazer produtos de Páscoa, como bacalhau, peixes e chocolates, misturando e harmonizando com vinhos e outras bebidas.

Cantu Importadora

Já a empresa decidiu focar a vedete da mesa de Páscoa: o bacalhau, trazendo, para acompanhá-lo, uma vasta gama de vinhos portugueses, nicho no qual é especializada. “A data é o principal período para o mercado de vinhos portugueses e representa o início da temporada de venda de vinhos no Brasil. Estamos falando de 10% da venda anual de rótulos portugueses, que hoje representam 15% do mercado nacional”, diz Emil Lecamp, gerente de marketing da Cantu.

Entre as iniciativas para incentivar o cosumo, está a harmonização entre receitas e bebidas. Lecamp recomenda que o varejista preste atenção em seu público e invista nesse tipo de serviço, por intermédio de parcerias com produtores de conteúdo.  “Nessa linha, indicamos dois vídeos feitos diretamente pelo produtor Alexandre Relvas, da vinícola portuguesa Casa Relvas, com duas receitas de bacalhau imperdíveis”, diz ele. Os links estão abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IN2yWhHCuxc
https://www.youtube.com/watch?v=Iu1ZSUnYgn0

As degustações nas lojas complementam o pacote de divulgação, de acordo com Lecamp, que calcula que a expectativa de crescimento de vendas da empresa como um todo em torno de 30% para o período.

Veroni

A preocupação do consumidor com a origem do produto que leva para a casa é cada vez maior. Por isso, a primeira informação que se recebe, ao entrar no site da Veroni, é que na vinícola, localizada no Chile, 70% do trabalho de produção vinhos é feito por mulheres e a empresa não utiliza produto algum de origem animal em seu processo de produção.

Produtora de vinhos rosê, a Veroni possui certificados conferidos pelo FairtradeInternational, organização que busca proporcionar melhores condições de trabalho para produtores de países em desenvolvimento.

“O Veroni é uma marca de vinhos refresh. Os vinhos harmonizam com frutos do mar e sobremesas, e conversam muito bem com bacalhau e outros tipos de peixes, além de saladas e queijos. A aposta da marca é que teremos um crescimento de 25%, considerando B2B e B2C”, Livia Marques, CEO da Veroni.

A empresa pretende aumentar em 15% as vendas via canal de e-commerce nesta Páscoa, lançando mão de promoções e ações voltadas ao período, que vão despertar, de acordo com a CEO, “o desejo do consumidor”. Já para os clientes B2B, a empresa trabalha com a estimativa de crescimento do faturamento de até 10%.

Casa Flora

A tradicional Casa Flora Importadora, fundada há mais de 50 anos em São Paulo, concentra na Semana Santa cerca de 8% do volume anual de vendas, de acordo com Alexandre Grigoletto, gerente de marketing da empresa.

“A Páscoa marca para algumas categorias o início da grande sazonalidade, o inverno, que representa dentro do ano cerca de 60% do volume das categorias da Casa Flora”, diz. “E temos a expectativa de incrementar em torno de 15% a 20% em relação à Pascoa do ano anterior”, estima.

Para aumentar as vendas de vinhos nos pontos de venda, o gerente recomenda que os promotores indiquem garrafas com excelente relação entre qualidade e preço. “Segundo algumas leituras de mercado, o consumidor teve perda de poder de compra. Ou seja, ele buscará oportunidades e situações mais econômicas para continuar a consumir os itens de sua cesta”, completa.

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