Fornecedor e Varejo: entenda o estágio atual da colaboração no setor

Avaliação:

(3 Avaliações)

Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

A visão que um tem do outro mostra onde estão as fortalezas de varejistas e fabricantes. Conheça também os pontos em que cada um precisa avançar

Foto: iStock

Nada menos do que 70% das empresas consideram que o relacionamento entre indústria e varejo melhorou em 2020. Essa é uma das conclusões de um estudo anual conduzido pela Advantage Group , no qual um lado apresenta, de forma clara, a visão que tem do outro. 

Uma análise mais detalhada dos resultados revela as fortalezas de varejistas e fornecedores e também os pontos em que cada um precisa avançar. A Advantage Group acompanha, todos os anos, como anda a relação entre varejo e indústria, por meio de uma metodologia que possibilita um setor avaliar o outro. Esta edição do estudo contemplou 6 mil questionários e 1.350 entrevistas com decisores de ambos os lados da cadeia de distribuição.

Outra boa notícia: confiança é o termo mais citado sobre a relação entre supermercados e seus fornecedores em 2020.  Entre os temas priorizados também aparecem: shopper, liderança, execução em loja, qualificação da equipe. Saiba mais sobre o cenário atual da colaboração.    

VAREJO FALA DA INDÚSTRIA

TENDÊNCIAS ATUAIS

Temas mais bem avaliados

  • Suporte de marketing para as marcas
  • Inovação de produtos
  • Execução dos planos de negócios
  • Lançamento de produtos
  • JBP (Joint Business Plan)

Onde é preciso avançar

  • Margens
  • Gestão do sortimento
  • Nível de serviço
  • Investimento em trade marketing flexível
  • Iniciativas customizadas

INDÚSTRIA FALA D0 VAREJO

Temas mais bem avaliados

  • Acesso à liderança
  • Implementação de planos
  • Exposição no PDV
  • Execução de promoções
  • JBP (Joint Business Plan)

Onde é preciso avançar

  • Processo de introdução de produtos
  • Compartilhamento de informações para negócios e para demanda
  • Colaboração voltada a supply chain e logística
  • Gerenciamento por categorias eficiente
  • Negócios lucrativos para ambos (ganha-ganha)

SEGREDOS DE QUEM AVANÇA NA COLABORAÇÃO

Durante o 5º Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria, promovido por SA Varejo, a Advantage Group anunciou os vencedores neste ano de sua tradicional premiação aos melhores em colaboração. Os prêmios principais foram conquistados por Savegnago Supermercados e pela fabricante P&G. Já as empresas com maior desenvolvimento nesta edição foram Nestlé e Super Muffato.

Mas o que há em comum entre os varejistas e fornecedores que têm conseguido avançar em termos de gestão colaborativa? Quem responde é Ana Fioratti, Managing Director da Advantage Group:

Compartilhamento de informações
O crescimento da colaboração passa por romper as barreiras de desconfiança em compartilhar dados. Para os varejistas ainda reticentes, Ana recomenda iniciar com os fornecedores em quem se tem maior confiança. Um bom trabalho de mão dupla resulta em redução de ruptura e do superestoque, aprimoramento na previsão de demanda, entre outros.

Comportamento estratégico
Segundo Ana, para uma colaboração verdadeira indústria e varejo devem conhecer os objetivos da outra parte, saber aonde querem chegar e, juntos, pavimentar um caminho. Boa comunicação é essencial, inclusive dentro de cada empresa.

Entendimento do shopper/consumidor
Colocar o shopper/consumidor no centro das decisões não pode ser apenas discurso. Entender, de fato, desejos e necessidades do público é o caminho para chegar ao melhor planograma, construir subcategorias, antecipar tendências de consumo.

JBP
“Nas empresas desenvolvidas o processo está mais maduro, com todas as áreas participando. Há também flexibilidade para rever decisões e adaptá-las ao longo do ano”

ANA FIORATTI
Managing Director da Advantage Group

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade