Flora investe em programa de capacitação interna para expandir vendas

Avaliação:

(1 Avaliação)

Patrícia Roque -

Tipos de cabelos e estrutura de fios fazem parte do aprendizado da Academia de Vendas da Flora: mas não é para cabeleireiros, e sim para as equipes de vendas e merchandising

Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que ter lançamento era o suficiente para as marcas ganharem espaço nas gôndolas. Com varejistas e consumidores mais exigentes, conhecer o produto é o primeiro passo para expandir vendas. Pensando nisso, Flora, dona de marcas como Neutrox, OX, Kolene e Karina, lançou a Academia de Vendas, um programa de capacitação interna voltado para as unidades de Pele e Cabelo.

“A ideia é capacitar nossos times comercial e de merchandising para que estejam preparados para dar informações relevantes para varejistas e distribuidores sobre nossos produtos, mas também sobre cabelo – tema do primeiro módulo de estudos”, explica a head de Marketing e Inovação de Cabelos da Flora, Lígia Vulcano. 

As aulas abordam desde conhecimentos técnicos sobre fibra capilar e diversidade de fios existente no país, até as tendências que irão guiar a inovação na indústria nos próximos anos. E não serão poucos: projeções da Euromonitor International apontam que o mercado brasileiro de haircare superou os R$ 23 bilhões no ano passado. Essa cifra deve continuar crescente neste ano, acompanhando a demanda da consumidora por produtos para condicionamento e tratamento capilar.

Assim, estar atualizado e rever constantemente a jornada do consumidor, o sortimento e a forma de expor os produtos é fundamental para inovar, criar diferenciação e acelerar o giro em categorias maduras e com alta penetração nos lares, como é o caso dos itens da cesta de Personal Care, explica Lígia.

A executiva conta que a Academia de Vendas é uma iniciativa que reúne diferentes áreas, como a de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, marketing, trade marketing, comercial e comunicação. As aulas da primeira turma do programa, que conta com 90 colaboradores, tiveram início em agosto e seguem até dezembro. A formação 100% digital é baseada em palestras, vídeos e ‘pílulas’ pelo WhatsApp.

A capacitação do nosso time ajuda na construção de valor da marca”, acredita Lígia. Além disso, diz, quando o vendedor conhece o produto, ele será mais assertivo na oferta aos diferentes canais de venda. Afinal, atacado, farmácia e supermercados têm demandas distintas. O mix de produto muda conforme o ponto de venda e o treinamento ajuda a distinguir quais devem ir para qual ponto e em qual quantidade, por exemplo”, pontua Lígia. O mix correto aumento o giro da categoria”, conclui.

Reestruturação

A criação da Academia de Vendas coincide com a reestruturação das áreas de negócios da Flora, que dividiu sua unidade de Personal Care em duas: Cabelos e Pele.

Embora não fale em investimentos, a Flora já prepara um novo programa de formação para 2022, focado na categoria de produtos para a Pele. “Além do novo treinamento, vamos agregar conteúdo aos que já foram oferecidos. Por enquanto, ao de cabelo”, finaliza Lígia.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                    LinkedIn                                                                   ,                                                                   Instagram                                                                   e                                                                   Facebook    

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade