Fabricantes de biscoitos estão otimistas com as vendas em 2022

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Fernanda Vasconcelos - redacao@savarejo.com.br -

Alguns cuidados com sortimento e exposição ajudam a ampliar ainda mais o giro da categoria

Foto: Divulgação/iStock

As indústrias de biscoitos estão confiantes em relação às vendas de 2022. “O ano passado foi atípico para a categoria, por conta do isolamento. Ocasiões como o café da manhã e lanche da tarde em família fizeram os consumidores buscarem produtos mais indulgentes. Neste ano a categoria tem mantido a curva. Marcas icônicas como Oreo e Club Social ganharam maior participação de mercado, porque os consumidores buscam marcas em que confiam” diz Marcelo Paiva, diretor de vendas da Mondelez. “Vamos investir na conexão de marcas icônicas e diversificar os momentos de atendimento com porções menores, por exemplo.”

Queda de segmentos
No caso da Mondelez, recuaram as vendas de salgados básicos e biscoitos doces sem recheio, enquanto as categorias de recheados e de salgados especiais tiveram avanço.

50% Alta nas vendas da marca Oreo

 

Ações em loja
Além de investir em novidades para o ano que vem, a companhia pretende continuar a criar ativações de marketing com influenciadores e até collabs com empresas. No ano passado, a Mondelez fez, por exemplo, uma ação da Oreo com a Havaianas, mostrando que são marcas brasileiras e amadas e que podem trabalhar juntas. Também fizeram projetos com o ator e escritor Lázaro Ramos e com o grupo funk Heavy Baile.

“Produtos premium de marcas conhecidas levam vantagem quando o consumidor não pode arriscar”

MARCELO PAIVA
Diretor de vendas da Mondelez

Recorde de vendas
A M. Dias Branco também afirma que os resultados de 2021 não decepcionaram, apesar de a base de comparação de 2020 ter sido muito alta. “Temos visto uma retomada expressiva de consumo, e no terceiro trimestre de 2021 batemos o nosso recorde de vendas histórico”, conta Fábio Melo, diretor de marketing, lembrando que a empresa também produz massas, farinhas e outros produtos de bom desempenho comercial.

56% Crescimento da M. Dias no segmento de biscoitos cobertos em 2021, puxado pelo lançamento de Piraquê Maltado

Compra por impulso
Melo aponta que o ano que vem será mais desafiador, com instabilidade política e econômica em ano de eleições, incertezas causadas pela pandemia e pressão de custos expressiva. Nesse sentido, recomenda que o varejo explore a presença dos produtos em pontos secundários que incentivem a compra por impulso. “Áreas como corredor principal, padaria, checkout e bebidas são espaços de alto potencial”, afirma.

Sortimento
Revisar o mix também é um fator-chave de sucesso. A categoria de biscoitos é composta por nove segmentos, mas recheados, cream cracker, maria/ maisena e secos doces representam juntos 70% do volume de vendas. “É preciso otimizar o espaço racionalizando e oferecendo o que faz diferença. O mix tem que capturar as distintas classes sociais e ocasiões de consumo. Nesse sentido, abrir espaço para inovação é essencial”, acredita Melo.

Saudáveis com aquisição
A M. Dias Branco aposta em produtos com esse atributo para 2022 e por isso comprou recentemente a Latinex, que tem em seu portfólio a marca Fit Food. Além desses, foca a renovação de marcas regionais ou nacionais consagradas, como a Adria, Vitarella, Richester e Isabela, que receberam novas identidades visuais e/ou novos produtos.

Leia também:

Pães e biscoitos: não deixe as vendas desacelerarem

Matéria original na revista de dezembro/2021

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