Exaustão profissional merece atenção cuidadosa

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Empresas precisam ter olhar atento aos sinais da síndrome de burnout em seus colaboradores

Burnout é o nome da síndrome da exaustão física e mental. O esgotamento profissional é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um fenômeno global. "Não é uma doença, mas uma condição que impacta diretamente a saúde física e psíquica do indivíduo. Trata-se de um estresse crônico", lembra Dhayana Silva, analista de Recursos Humanos da Service IT , empresa Integradora de soluções e serviços de TI, especializada em outsourcing e consultoria.

Ela explica que um dos principais fatores a influenciar o distúrbio é a carga de trabalho, razão pela qual o profissional passa a produzir um alto nível de cortisol. Como uma das funções do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, a pessoa permanece em um estado de exaustão prolongada.

 

O burnout é silencioso, mas suas consequências se refletem em dores emocionais que, por sua vez, são somatizadas em dores físicas, como a presença de dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, insônia, alteração de humor, dificuldade de concentração e até mesmo perda de cabelos. 

 

"As empresas estão investindo cada vez mais em qualidade de vida, e é necessário garantir que esses programas cheguem aos colaboradores e que todos tenham acesso de forma equitativa. A política de home office veio para ficar, mas é imprescindível que seja favorável a todos", ressalta Dhayana.

 

A analista de RH da Service IT destaca que, ao falamos sobre burnout, consideramos os fatores psicossociais, o quão o indivíduo é impactado por seu trabalho e em quais áreas de sua vida esses impactos se refletem. Por essas razões, é importante que as organizações atentem à saúde mental dos funcionários, ainda mais durante a pandemia. Merece atenção especial a situação dos funcionários que permaneceram desenvolvendo suas atividades laborais dentro e fora dos escritórios e elevaram sua carga horária para alcançar metas e manter a empregabilidade. "Se você está passando por uma carga emocional estressante, busque ajuda profissional. Não normalize a exaustão", resume Dhayana Silva.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                               LinkedIn                              ,                              Instagram                              e                              Facebook                              !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade