Essas três dicas ajudam todo profissional a se manter atualizado

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

As constantes transformações do mercado de trabalho geram grande ansiedade. Saiba como não ficar para trás

O cenário atual do mercado de trabalho, marcado pela alta competitividade e pela rapidez nas mudanças, gera sentimento de pânico em muitos profissionais. Quem tem conhecimento costuma sair na frente, porém com tanta informação disponível, não é tarefa fácil manter-se sempre atualizado. Para ajudá-lo a entender o que pode ser feito, Mariana Greca, coordenadora da frente de Formação Complementar da escola de profissões  Centro Europeu , preparou três dicas para você buscar a atualização sem entrar em desespero. Confira:

1. Cerque-se das pessoas certas

Como fazer isso? Frequentando eventos, por exemplo. Pesquise por atividades especiais em sua cidade e dedique uma tarde de sábado ou uma noite durante a semana para pelo menos um deles." Assista a workshops, anote e faça perguntas.  Foque naquilo que é relevante para a sua realidade hoje", recomenda Mariana Greca. O importante é buscar informações que o ajudem a melhorar a qualidade do seu trabalho e a fazê-lo mais rapidamente.

Outra iniciativa interessante é seguir pessoas inteligentes e antenadas nas suas redes sociais. "Sabe aquele primo que só posta selfies na frente do espelho? Já está na hora de parar de interagir com essas publicações e começar a se envolver (curtir, comentar e/ou compartilhar) com posts que tenham conteúdo relevante", destaca a coordenadora da frente de Formação Complementar do Centro Europeu, lembrando que, dessa forma, você mostrará ao algoritmo do Facebook e do Instagram o desejo de ver esse tipo de conteúdo na sua timeline. Deixe que as pessoas que você mais admira (próximas ou distantes da sua realidade) façam a curadoria de informações importantes para você.

2. Leia

A segunda dica é acessar conteúdos que façam referência ao seu ramo profissional, além de se acostumar a passar o olho pelas notícias de um portal de credibilidade. "Se preocupe em clicar somente naquelas que têm relevância direta para você hoje. Não dá para abraçar o mundo. Ler uma notícia da sua área por dia já é um ótimo hábito. Não tema seguir metas mínimas", recomenda Mariana.

3.  Trabalhe sua inteligência emocional

Aqui, um bom começo é esquecer aquela história de que você está sempre para trás e que todos estão muito na sua frente. A coordenadora da frente de Formação Complementar do Centro Europeu lembra que se tem uma coisa que coloca os profissionais onde eles estão  – além da competência, é claro –, é a habilidade de se posicionar frente aos outros. E isso inclui, na opinião dela, assumir que não se sabe tudo sempre. "Seja prático e mostre às pessoas o melhor que você tem a oferecer. Nunca pare de aprender, mas saiba utilizar a bagagem que já possui a seu favor", finaliza Mariana Greca.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade