Enxuto é o primeiro supermercado da América Latina a oferecer carrinhos inteligentes

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Reportagem SA+ -

Desenvolvido pela Nextop, tecnologia permite que consumidor pague sozinho por suas compras e ainda indica promoções para seu perfil de compra

Foto: Divulgação

O grupo Enxuto , juntamente com a Nextop e a Arius Sistema , acaba de trazer o primeiro carrinho de supermercado inteligente para a América Latina. A novidade começou a ser testada em Campinas,  no interior de São Paulo, que conta com oito unidades, mas será expandida para as lojas de Piracicaba e Limeira.

O carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop é equipado com uma tela touchscreen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra, fazer o checkout e o pagamento no final. A novidade ainda conta com cinco câmeras e a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho, garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa.

"Estamos oferecendo para nossos clientes uma nova experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto. Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar de maneira independente. Investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante para o Enxuto. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito Phygital proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes", avalia Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do grupo Enxuto. 

De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, existe um enorme leque de oportunidades para trade marketing. Ele revela que, em breve será possível, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela informando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online.

 “Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o tíquete identificado. Com o SmartCart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do tíquete identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, ressalta.

Já para Rogério Alegrucci, diretor executivo da Arius Sistemas, integrar a tecnologia ao projeto é muito importante, tendo em vista a revolução na experiência do cliente e a redução do atrito durante a jornada de compras.

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