90% das empresas que operam minimercados autônomos apostam que continuarão crescendo em 2023

Avaliação:

(32 Avaliações)

Alessandra Morita -

Pesquisa identificou faturamento médio desse formato de lojas, expectativas de quem atua no modelo e os assuntos mais preocupantes

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela AMLabs Ventures, especializada em vending machines e honest market (operação de lojas sem funcionários), com 100 empresas traçou seu perfil de negócio e expectativas. Entre as principais conclusões em relação ao cenário brasileiro, destaca-se o otimismo dos entrevistados, que participarão do AMLabsSummits, evento que acontece hoje (28/11) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Nada menos do que 84% deles acreditam que o mercado continuará crescendo. Além disso, o levantamento constatou que 90% projetam crescimento para 2023.

Para se ter uma ideia, informações da base de dados da AMLabs apontam que a gestão de máquinas de honest market vai movimentar mais de R$ 1 bilhão neste ano, contra R$ 600 milhões de 2021.

Cada unidade autônoma fatura, em média, R$ 14,6 mil ao mês, sendo que as mais produtivas chegam a R$ 27 mil. No segmento de lojas próprias, as médias são de R$ 13,7 mil e R$ 26,6 mil, respectivamente, enquanto na de unidades de franquias, são de R$ 14,5 mil e R$ 46 mil.

A pesquisa da AMLabs Ventures também constatou que 35% dos entrevistados estão preocupados em levantar capital para abrir novos pontos de vendas. Mas o assunto que mais está na cabeça dos empreendedores são os furtos de mercadorias, citados por 56% das empresas.

Nesse quesito, a pesquisa contatou que, nas operações próprias, a perda tende a ser de cerca de 6%. Entre essas empresas, 48% têm índice de 6% a 10% e 32%, de 3% a 6%. Já no segmento de operações licenciadas/franqueado, a taxa cai pela metade, para 3%. Nesse grupo, 55% têm perdas de 1% a 3% e 26% das empresas, de menos que 1%.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade