Empório na Califórnia é administrado pelos próprios trabalhadores

Avaliação:

(1 Avaliação)

Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

"Adoro dizer às pessoas que isso parece um modelo de negócio impossível, mas funciona e muito bem”, afirma Charlie, um dos membros mais antigos do Cheese Board Collective

Inaugurada em 1967 na cidade de Berkeley, na Califórnia, essa loja de queijos foi vendida quatro anos depois para seus próprios funcionários. Nascia assim The Cheese Board Collective , uma cooperativa 100% controlada e operada pelos trabalhadores.

SALÁRIOS IGUAIS

A crença por lá é de que o processo coletivo cria uma sociedade verdadeiramente democrática. Decisões são tomadas após muito debate durante a jornada de trabalho ou nas reuniões mensais. Os lucros são repartidos de forma igualitária entre os integrantes da equipe. Não importa a função exercida, todos ganham a mesma coisa.

PIZZARIA E PADARIA

Mas será que o modelo dá certo? A resposta é sim. O negócio que nasceu em uma lojinha de esquina se mudou para um imóvel maior. Hoje, o empório comercializa quase 400 tipos de queijo para um público fiel e agrega também cafeteria e uma padaria com variedades doces e salgadas produzidas diariamente. A poucos metros dali, os “funcionários-proprietários” abriram uma pizzaria que atende no almoço e no jantar, cinco dias na semana, sempre privilegiando ingredientes frescos. Por mais que as vendas aumentem, o ambiente colaborativo e a paixão pela gastronomia continuam ditando as regras por lá.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade