Diversificação de bandeiras gera resultados no Grupo Barcelos

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Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Empresa apresentou crescimento nominal de 15% nos 8 primeiros meses deste ano

Foto: Divulgação

Com crescimento nominal de 15% de janeiro a agosto deste ano ante o mesmo período do ano passado, o fluminense Grupo Barcelos tem colhido os resultados de seus investimentos. Em março inaugurou mais um supermercado Super Bom, bandeira com a qual é líder em Campos de Goytacazes (RJ), cujas vendas avançam.

Com 2.200 m2 de área de vendas, a loja tem foco em hortifrútis, açougue e linhas saudáveis e conta com uma área de alimentação take away. O cliente encontra pratos preparados, que podem ser consumidos no próprio local. O cardápio vai de sopas e quiches a saladas e frutas cortadas. E um micro- -ondas fica disponível no setor para o cliente aquecer os pratos de consumo quente. Tudo autosserviço e pagamento por self checkout. “A bandeira Super Bom é posicionada para atender público B e C, mas acaba sendo democrática e atingindo todos os perfis”, diz o CEO, Mauricio Cerrutti.

Outra bandeira que tem gerado bons resultados é a Green Market, focada em perecíveis e dirigida ao público A e B. Ela tem adega diversificada, amplo mix de itens saudáveis, cortes de carnes especiais, frutas diferentes e frios nobres. Já a mercearia seca básica oferece a marca líder em cada categoria.

Em julho de 2020, o grupo inaugurou seu primeiro atacarejo, cujas vendas aceleram. O formato deverá ser perseguido em futuras inaugurações, possivelmente em outros municípios do Estado, num raio de até 100 km. “É o conjunto de marcas, de perfis diferentes, que potencializa os resultados e garante presença forte no mercado”, acredita o executivo.

ATACADO COM NOVIDADES

O atacado de distribuição do Grupo Barcelos ganhou igualmente investimentos. Com 70 vendedores e entregando para lojas de 1 a 10 checkouts, além de mercearias, lanchonetes e drogarias, está ampliando a sua área de atuação, hoje concentrada no norte e noroeste do Rio de Janeiro. Agora se estenderá à capital do Estado e à região sul, até a fronteira com São Paulo. O projeto está em fase de implantação e deverá elevar de 2.500 para 4.000 o número de lojas atendidas. Mauricio Cerrutti explica que não foi preciso investir nos CDs, pois eles têm capacidade instalada para atender a expansão. O de refrigerados e congelados conta com posição de 4.500 pallets e o CD de secos, com 14.000.

TECNOLOGIA NA OUTRA PONTA

Um CRM implantado há um ano já identifica os clientes de 50% das compras e permite campanhas personalizadas que tornam o consumidor mais fiel às lojas. E uma nova ferramenta de price, implementada neste ano, ajuda a precificar de acordo com o direcionamento de cada negócio. A ferramenta, somada à gestão de categorias, que está passando por uma atualização, promete oferecer melhor relação custo-benefício para o shopper e maior equilíbrio de margens.

“O gerenciamento de categorias tem evoluído muito. Sentimos necessidade de retomar o processo com maior profundidade, para atender melhor o público de cada bandeira”

Mauricio Cerrutti
CEO do Grupo Barcelos ofertas

PERFIL DO BARCELOS

14 lojas Super Bom Posicionamento classes B e C
1 loja Green Market de perecíveis Posicionamento premium
1 atacarejo e o atacado de distribuição Barcelos
E-commerce

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