Dicas práticas para aumentar o engajamento dos clientes na seção de carnes

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Reportagem SA+ -

Consultor mostra ajustes simples que podem ser fundamentais para atrair mais consumidores

Foto: istock

Com o surgimento de boutiques de cortes nobres de carne, os varejistas precisam estar preparados para aumentar o engajamento de clientes. Em supermercados, a seção de carnes é uma das mais importantes e deve ser tratada com todo o cuidado possível, desde a contratação de funcionários até a qualidade do produto em si.

De acordo com o CEO da Complement Consultoria e Marketing, Juam Rosa, o açougue chega a ser no pequeno e médio varejista até 30% do tráfego da loja toda. “Para ser interessante para o cliente é necessário que o açougue trabalhe com produtos frescos, cortes diferenciados e atendimento qualificado, além de uma atenção extra para a higiene e limpeza do ambiente, fator importante não somente para quem vai consumir o produto, mas também para aqueles que trabalham no local”, explica.

Para os lojistas é interessante manter um modelo de negócio que contenha diversidade e vá além da carne bovina, incluindo também cortes de suínos, aves, peixes e produtos que não são facilmente encontrados, como partes de carneiros e javali. Todos os itens devem possuir o SIF (selo do Serviço de Inspeção Federal de fiscaliza as carnes) e os responsáveis precisam dar atenção às datas de validade, armazenagem e temperatura ideal para cada produto.

O executivo destaca ainda a importância de apresentar os produtos de forma a chamar a atenção e facilitar a vida dos clientes, com opções desossadas, embalagens de alto padrão e outros detalhes. “Mesmo com essas escolhas, é essencial que os profissionais atuem com o mínimo de perdas possível, assim o prejuízo para o negócio também será menor”, recomenda.

No que se refere ao marketing e às maneiras de fidelizar os clientes, o executivo aconselha a criar vínculos partindo de coisas simples, pois são normalmente as que ficam fixadas na mente. “Alguma data ou dia temático pode contribuir muito com as vendas. Muitos estabelecimentos contam com o dia do churrasco ou da feira, que são os mais recorrentes e memoráveis”, exemplifica.

Ele ressalta ainda que ações em redes sociais, ofertas em pequenas revistas, rádios e cartazes podem fazer uma grande diferença e devem ser métodos explorados para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

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