10 cuidados que o varejista precisa ter em épocas sazonais

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Reportagem SA+ -

Dicas podem ajudar na conquista de novos clientes e a manter o público engajado com a marca

Foto: istock

A sazonalidade é um importante período para atrair consumidores e gerar vendas, mas não é algo simples de se trabalhar. Para que se tenha sucesso nessas épocas, é necessário planejamento. Para ajudar neste processo, o sócio diretor da Dinamize,  empresa de software de automação de marketing, Jonatas Abbott, separou 10 dicas que podem ajudar na conquista de novos clientes e também a manter o público engajado com a marca. São elas:

 1 - Conheça bem suas oportunidades e ameaças

A realidade da sua marca, as preferências do público que pode se interessar por ela e toda a competitividade do mercado devem ser levadas em consideração antes de definir qualquer estratégia para aumentar o alcance dos seus produtos. 

2 - Planejamento financeiro para evitar problemas no futuro

Períodos onde a busca por mais produtos aumenta naturalmente empolgam marcas que vivem de vender mais e de manter os clientes engajados. No entanto, é preciso considerar a situação financeira da sua empresa e o quanto ela pode investir sem correr riscos ao final destes períodos específicos. 

3 - Acompanhe o comportamento dos consumidores antes de cada data

Todo o tipo de tecnologia - como ferramentas de marketing e focadas no relacionamento com clientes - pode ser importante para otimizar suas ações de marketing.  

Mesmo que o foco esteja apenas nos espaços físicos, essas ferramentas de automação de marketing e de relacionamento podem ajudar a entender as preferências de quem visita sua loja e compra seus produtos - mesmo que em períodos não sazonais. Dar aos clientes a chance deles informarem seus emails e receberem pesquisas de satisfação e novos produtos disponíveis nas suas lojas físicas, pode ser uma boa estratégia. 

4 - Personalize sua comunicação de acordo com cada data 

Entender a particularidade de cada data também é vital para garantir uma melhor comunicação com os clientes em potencial, saber que tipo de benefício pode oferecer e até para o quanto sua marca deve investir. 

5 - Precificação de acordo com a demanda

Saiba o quanto cada cliente está disposto a pagar pelos seus produtos para definir um valor adequado para cada produto. Muitas vezes se pensa em descontos e benefícios diversos, mas produtos com uma qualidade elevada - e que têm essa qualidade reconhecida - podem ser muito mais úteis para conquistar clientes. 

6 - Comunique as ações com antecedência 

Não espere o início de um período sazonal para criar ações para promover seus produtos. Criar uma comunicação de forma prévia vai preparar o seu público para todas as novidades que você pretende divulgar - sejam elas focadas em descontos ou em lançamentos de novos produtos. 

7 - Planeje o estoque e se prepare para um maior número de acessos

Se o volume de vendas vai aumentar, prepare-se para isso! Não adianta criar todo um cronograma para divulgar seus produtos, impactar mais pessoas e, no fim das contas, não ter mais produtos disponíveis. 

8 - Inove na forma de atrair clientes em potencial

Explore os espaços físicos para solicitar dados como email e telefone das pessoas que estão visitando sua loja para manter contato com elas através de outros canais. Contar com uma grande variedade de canais de comunicação - sempre de acordo com o que tem mais engajamento do seu público - é um grande diferencial para se destacar da concorrência.

9 - Saiba quais as melhores datas para o seu negócio 

Nem todo período sazonal vai gerar os mesmos resultados para todo o tipo de negócio. Por isso, é preciso ter um conhecimento do seu mercado e saber quais os momentos certos para investir em mais ações.

10 - Fidelização para ter ações mais prósperas

O foco é vender, mas você já parou para pensar que manter quem já é cliente pode ser consideravelmente mais rentável para o seu negócio? Além de incentivar novas vendas, você pode estimular os clientes a indicarem sua marca para outras pessoas - seja nas redes sociais ou mesmo pessoalmente.

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