De perdas inevitáveis a dinheiro líquido no caixa: é o que pode acontecer com itens naturalmente retirados das gôndolas um pouco antes do vencimento

Avaliação:

(6 Avaliações)

Conteúdo Patrocinado por b4waste -

A medida é tomada para os consumidores não levarem para casa produtos que terão a data expirada imediatamente após a compra, além de evitar riscos para o varejo

Foto: Divulgação

Em um ano em que muitos varejistas já começam a falar em preservar caixa, uma nova forma de enxergar as perdas até agora tidas como inevitáveis pelo setor pode fazer toda a diferença. Nesse grupo, há milhares de produtos que iriam diretamente para descarte, presentes nas seções de padaria, mercearia, perecíveis e hortifrútis, além de itens processados ou de produção própria das lojas.

Faça uma conta rápida de quanto seu supermercado perde em dinheiro jogando fora produtos como esses. Agora imagine boa parte desse montante se transformando rapidamente em caixa, preservando margens e reduzindo significativamente os indicadores de perdas das lojas.

É esse tipo de solução que a b4waste oferece ao varejo alimentar. Na plataforma – que vende ao consumidor produtos próximos ao vencimento com descontos de cerca de 50% –, itens de alta perecibilidade, como os citados acima, têm grande procura pelos consumidores, que também estão preocupados em ter hábitos mais ecológicos e sustentáveis. Além desses produtos, também se incluem outros que o varejista costuma retirar da gôndola por segurança, a fim de evitar que o cliente leve para casa uma mercadoria que terá a data de validade expirada imediatamente após a compra.

Para Daniel Neuman, Fundador & CEO da b4waste, essa nova possibilidade que se abre para o varejista representa uma mudança relevante de paradigma. “O modelo financeiro dos supermercados como conhecemos pode estar com os dias contados”, avalia. Para começar, diz ele, novas tecnologias que permitem vender itens próximos do vencimento, como a plataforma que comanda, podem levar a uma nova visão da linha de quebra das empresas, sempre colocada à parte da operação, quando, na verdade, é inerente a ela.

Sua perda inevitável vira caixa adicional

Outro aspecto de enorme importância é a possibilidade de transformar produtos que seriam perdas inevitáveis em dinheiro no caixa, o que não aconteceria sem a possibilidade de vender na plataforma da b4waste. “Precisamos considerar que essa geração de caixa é totalmente adicional”, afirma Neuman. “O impacto nos números é bastante sensível já que não se trata mais de margem e sim de quebra se transformando em caixa”, reforça.   

Seguindo essa linha de raciocínio, o CEO da b4waste explica que esse caixa extra impacta significativamente a linha de quebra da empresa, trazendo novos horizontes no modelo financeiro. “Premissas antigas de gestão, incluindo essa nova possibilidade, devem evoluir; e as áreas comercial e de operações podem trabalhar em conjunto para que a rentabilidade seja impactada positivamente”, ressalta o executivo.  

Benefícios ao planeta, aos consumidores e à empresa

Ao comercializar os itens de alta perecibilidade, que antes teriam como destino certo o descarte, são resolvidas mais de 50% das quebras que ocorrem nos supermercados. Existe ainda uma importante contribuição na agenda Net Zero – acordo assinado pelos países na ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê responsabilidade e equilíbrio em relação aos danos causados com a produção de carbono negativo pelas empresas.

Para se ter uma ideia, a b4waste foi uma das 20 startups brasileiras de impacto no clima, selecionadas para apresentar seu modelo na Cop26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) no ano passado.

Neuman enfatiza ainda que a diminuição da quebra contribui significativamente na geração desse carbono, conduzindo os supermercados para uma adequação, já que diminui o saldo da conta financeira para a equalização do carbono, que será realidade nos próximos anos. Para isso, a b4waste vem evoluindo sua tecnologia para apresentar uma mensuração desse resultado para varejistas e outros clientes que utilizam a plataforma.

Além disso, colocar à venda de forma segura e online produtos que seriam descartados também evita que o supermercado tenha problemas legais com itens vencidos nas gôndolas, pois são transferidos para uma área interna.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: contato@b4waste.com.br

LEIA TAMBÉM:                        

Saiba como transformar 50% das quebras em vendas, margem e dinheiro no caixa

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade