Avaliação:
(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 27/07/2021
Expectativa é de que movimento permaneça até o final do ano
Foto: istock
Pesquisa realizada pela Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), mostra que cerca de 70% dos produtores brasileiro viram as vendas de orgânicos crescerem no mercado doméstico, e 73% verificaram expansão nas exportações. A pesquisa, realizada com mais de 70 associados, mostrou ainda que 77% deles estão confiantes de que o movimento positivo continuará até o final do ano.
O mercado de produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos e outros insumos químicos cresceu 30% no ano passado no país, estima a Organis. Cobi Cruz, diretor da entidade, realça que foi uma alta excepcional em relação ao ritmo até então. Mas, apesar de ter movimentado R$ 5,8 bilhões em 2020, de “dentro da porteira” até as vendas finais - as exportações representam cerca de 20% do total -, o Brasil ainda tem uma participação pequena no mercado global de orgânicos, que gira US$ 120 bilhões ao ano. O país tem cerca de 25 mil propriedades certificadas como produtoras de orgânicos.
O diretor ressalta ainda que a pandemia do Covid-19 contribuiu para o segmento explorar novas formas de vendas online, reduzindo a distância entre produtores e consumidores, e despertou a população para a necessidade de uma alimentação mais saudável.
Consumidores jovens e conectados explicam o porquê de a venda de orgânicos estar crescendo mais online, por meio de serviços de delivery e da comercialização de cestas, do que no grande varejo. “Em 2019, cerca de 1% das compras eram feitas online. Agora, o percentual já chega a 20%. É uma quebra de paradigma. E não é só no caso de produtos frescos, mas também nos de fácil preparo, que chamamos de práticos”, diz Cruz.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Fonte: Valor Econômico