Cresce a disputa pelo bolso do consumidor

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Reportagem SA+ -

Evento online de SA Varejo voltado a varejistas do Rio de Janeiro discutiu como se preparar para um cenário mais complexo em termos de concorrência e consumo


Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, e os varejistas da plateia virtual:Genival
Beserra (Bramil), Viviane Areal (Super Prix) e Mauricio Cerrutti (Barcelos)
Fotos: André Velozo


Cinco fornecedores se conectaram online durante o II Fórum de Integração Varejo e Indústria do Rio de Janeiro a varejistas da região, além de convidados especiais de outros estados. Realizado por SA Varejo em parceria com a Asserj (Associação de Supermercados do Rio de Janeiro), os temas abordados durante o evento passaram por oportunidades e desafios do cenário que se desenha para o setor nos próximos meses. 

 “O varejo precisa se preparar para uma maior disputa pelo bolso do consumidor”, afirmou Sergio Alvim, CEO da SA Varejo. “O setor ganhou uma nova concorrência, que vem de empresas de fora. Além disso, o consumidor incorporou o digital à sua vida nesse período de pandemia, o que muda o papel da loja física”, completou. 

Fábio Queiroz (foto acima), presidente da Asserj, ressaltou a importância cada vez maior de um trabalho conjunto entre varejistas e seus fornecedores. Também falou sobre o protagonismo do varejo fluminense no atendimento ao consumidor. Destacou ainda a importância da diversidade nos negócios, que será tema de um evento online promovido pela associação no dia 29 de junho. 

Além do presidente da entidade, também estiveram online na plateia virtual Genival Beserra, consultor da rede Bramil , Viviane Areal, diretora do Super Prix , e Mauricio Cerrutti, CEO do Grupo Barcelos . Eles participaram diretamente das discussões com os fornecedores presentes. 
Confira os principais temas das palestras apresentadas:


AMBEV


Caio Lira, vice-presidente do canal off trade da companhia, ressaltou a crescente importância de as empresas atuarem em prol da sociedade e do meio ambiente. Também abordou sobre o peso das inovações na categoria e as novidades da Ambev . A empresa tem ampliado as opções nos segmentos em que atua, entrado em novos mercados e ampliado o leque de embalagens e de formatos. Entre as categorias recém-incorporadas ao seu portfólio, por exemplo, estão vinhos e destilados. 


SENFF


Empresa que nasceu como um supermercado no Paraná e hoje atua como administradora de cartão de crédito, a Senff compartilhou com os varejistas que assistiram o evento mais uma novidade: o recente registro para atuar como banco múltiplo. Margareti Siqueira, gerente comercial da empresa, reforçou a robustez da operação de cartões. A Senff conta com mais de 3 milhões deles circulando pelo País a partir de mais de 5 mil lojas emissoras. Entre elas, estão as filiais da RedeCen, do Rio Grande do Sul. Segundo Emerson Vargas Soares, gerente comercial da varejista, a solução da Senff tem ajudado a ampliar os gastos dos consumidores na rede. 


BR SPICES

Aumento expressivo do sell out e da margem estão entre os benefícios alcançados pelos varejistas que incluíram os produtos da empresa no sortimento. Com um portfólio de temperos diferenciados e de maior valor agregado, a BR Spices  tem acompanhado de perto as tendências de consumo na categoria e na alimentação de forma geral. Gabriel Daniel, diretor executivo, e Ricardo Gobatto, diretor comercial, enfatizaram que o consumidor está mais exigente, mais conectado às tendências e que vem experimentando mais novidades. Também ressaltaram, com base em dados do Euromonitor, o crescimento de 60% da categoria nos últimos cinco anos e a expectativa de dobrar nos próximos cinco. 


CEPÊRA

Reforçando a solução de consumo batizada de Sabores, a Cepêra conta com lançamentos em várias categorias que formam o conceito, como catchup, molhos, maioneses e pimentas. Décio Costa Filho, presidente da empresa, e Cesar Augusto dos Santos, diretor comercial e de trade marketing, lembraram os resultados que podem ser alcançados pelos supermercados com essa nova forma de exposição e compartilharam um vídeo com um case do Styllus Supermercados. Nele, Juliana Alves, da área de marketing, conta que a mudança no layout agradou o shopper, que tem ido às lojas com tempo mais curto e, portanto, quer encontrar o que procura de maneira mais rápida. Além disso, a nova forma de organização na gôndola gerou um aumento de vendas de mais e 60% na categoria como um todo.


MEGAMÍDIA


Como rentabilizar ao máximo o trade marketing nas lojas foi a discussão da empresa com os varejistas. Segundo a MegaMidia , um bom trabalho nessa área passa, por exemplo, por mapear e “manualizar” os ativos e oportunidades da rede em todos os canais, além da precificação correta dos ativos. Eduardo Jaime Martins, CCO da companhia, apresentou uma solução que contribui para rentabilizar essa área nos supermercados. Ela conta com metodologia que foi implementada em mais de 30 clientes. O executivo disse que a proposta da MegaMidia disponibiliza é empregar sua expertise para um aproveitamento máximo das ações e ativos da rede.


MCKINSEY

A atual arena competitiva para o varejo, os movimentos imediatos para o setor e como garantir o sucesso no processo de transformação foram os tópicos apresentados por Roberto Tamaso, sócio da prática de varejo e bens de consumo da Mckinsey , e César Okajima, sócio associado da prática de transformações. Eles apontaram pilares essenciais para o varejo, como multicanalidade, personalização e produtividade. No final da apresentação, foi aberto um painel de perguntas e respostas com a participação dos varejistas da plateia virtual e dos que assistiram online, que se manifestaram via chat, da head de conteúdo da SA Varejo, Alessandra Morita, e do CEO, Sergio Alvim. 

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