Cresce 168% a participação feminina em cargos de liderança

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Pesquisa mostra também que, de 2020 para 2021, houve um avanço de 115% na contratação de mulheres negras

Foto: Stock Adobe

As mulheres seguem conquistando posições de liderança nas empresas. Pesquisa da consultoria exclusiva de recrutamento holandesa Randstad  mostra que a contratação de líderes saltou 168% de 2020 para 2021.  O levantamento realizado com mais de 700 empresas brasileiras com um recorte étnico-racial mostra que, no mesmo período, houve um avanço de 115% na contratação de mulheres negras. 

A aceleração de contratações é uma boa notícia, mas o caminho para a equidade ainda é longo. Segundo pesquisa da Bain & Company com o LinkedIn em 2019, apenas 3% dos presidentes e 5% dos presidentes de conselho eram do gênero feminino entre as 250 maiores empresas brasileiras.
Outro levantamento, esse do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 37,4% dos cargos gerenciais existentes em 2019 eram ocupados por mulheres.

Para Mariana Bonora, diretora executiva da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e fundadora da Bart Digital, 30% é a margem “saudável” de representatividade para que mulheres e outros grupos minoritários comecem a ter maior segurança psicológica no ambiente de trabalho.

“No setor de fintechs, o percentual de empresas com diretoras e fundadoras é infinitamente menor. A gente tem visto mais mulheres se estabelecendo no setor e isso atrai ainda mais mulheres, mas há um caminho longo para atingir a igualdade”, diz.

Em sua startup de financiamento digital agrícola, as mulheres compõem 60% da equipe, um número alto para o mercado financeiro e de fintech. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                  LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                   Facebook

Fonte: Exame.com

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade