Coop muda processos de tecnologia para alavancar os negócios

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Trabalho desenvolvido na rede paulista conta com parceria da SAP, que oferece solução completa para redes de diversos portes

Fotos: Divulgação

"A tecnologia tem que alavancar a empresa, não limitar", resumiu Milton Molina, Gerente de TI da  Coop, cooperativa de consumo com 31 supermercados, 73 drogarias e três postos de combustível. Desde 2018, a rede paulista acelera os esforços nesse sentido, mas o principal passo foi dado no ano passado, quando iniciou projeto com a  SAP  que envolveu a contratação de software de gestão em nuvem.

Durante evento online sobre aceleração digital no varejo , promovido pela SAP, Molina contou que, até pouco tempo atrás, a Coop trabalhava no sistema convencional, conhecido como "on premise" – aquele em que toda a infraestrutura de TI está dentro da própria empresa. "Estamos numa grande transição, levando tudo para nuvem", destacou o executivo, deixando claro que algumas vantagens já observadas são o fato de transferir esse trabalho para as mãos de um especialista; passar a ter condições de calibrar o uso que a empresa realmente precisa e aumentar o foco no core business e nos clientes, deixando as preocupações com infraestrutura de tecnologia para quem domina esse assunto.

A Coop sabe que para entrar, de vez, no futuro do varejo, uma decisão fundamental é escolher as melhores soluções em tecnologia. A rede paulista utiliza o  SAP S/4HANA , um sistema ERP com tecnologias inteligentes integradas, incluindo Inteligência Artificial, Machine Learning e funções analíticas avançadas, capaz de transformar os processos de negócios com automação inteligente. Sua implementação pode ser feita em nuvem pública, privada ou híbrida.

"Nosso objetivo com esse movimento é fazer com que a tecnologia não seja um limitador das ambições da empresa. Quando tudo está em casa, você fica defasado. Tem equipamento que não performa, tecnologia que não vai mais, sistemas travando constantemente", exemplifica. Na Coop, a migração para cloud gera também altas expectativas de ganho de produtividade com infraestrutura ilimitada e performance otimizada. Com a mudança, os sistemas estão sendo atualizados, mas sempre de acordo com as reais necessidades da cooperativa. Tudo isso com um bom custo benefício, gerando vantagem competitiva.

Como o projeto foi iniciado já em meio à pandemia, desde o início tudo foi feito virtualmente, incluindo inúmeras reuniões e definições de processos. A SAP é parceira do autosserviço brasileiro com solução completa, customizável e abrangente, capaz de ajudar redes de diversos portes a acelerar seus processos de transformação digital e de inovação, otimizando as operações na gestão do negócio e, com isso, conquistando ótimos resultados. A empresa oferece atendimento próximo e altamente especializado, que garante implementação e execução dentro das expectativas de cada cliente. 

Omnicanalidade na Prática

"Agora não pensamos só em hardware e software, mas primeiramente nos negócios e nos clientes, que são nossa razão de existir", complementa Milton Molina, sobre a migração para nuvem realizada pela rede supermercadista. E o público quer ser bem atendido pela empresa que ele escolheu, não importa o canal de atendimento. Na Coop, o foco no omnichannel é cada vez maior. É assim também em outra empresa cliente da SAP. Luciano André Baramarchi, Head de Omnichannel da Malwee, que fabrica e comercializa produtos têxteis, não tem dúvidas: a barreira entre o físico e o digital não existe mais, e realizar a integração entre esses dois mundos se tornou obrigatório para todas as empresas.

"Estamos começando a jornada omnichannel e não há omnichannel sem ter nuvem", destaca o executivo. Fazer bem essa transição, possibilitando que o consumidor enxergue sua marca/empresa como uma coisa só – sem diferença no nível de atendimento do online para o offline – significa sair na frente da concorrência.

 

"A migração para  a nuvem deixa os sistemas mais acessíveis, principalmente para pequenas e médias empresas. Ela ajuda a democratizar o ERP", explica Elia Chatah (foto), Líder da Vertical de Varejo da SAP Brasil, acrescentando que os ganhos em simplicidade e facilidade de acesso são muito, porém os benefícios não param por aí. "Todos os custos de TCO, (Total Cost of Ownership) o custo total da propriedade, que são máquinas, especialistas, servidores, toda a infraestrutura necessária para o ERP, vai para a nuvem, fica sob a responsabilidade do provedor. Atualizações também já estão incluídas". 

A SAP também traz para o varejo processos pré-formatados, que ajudam as empresas a incorporar as melhores práticas do mercado. "O futuro do ERP em nuvem é incorporar cada vez mais tecnologias inteligentes. A computação em nuvem é essencial para apoiar o crescimento das empresas varejistas e também para garantir a segurança de dados", finaliza Chatah.   

Os recursos do SAP S/4HANA abrangem linhas de negócios desde finanças, cadeia de suprimentos e produção até vendas, distribuição e muito mais. Entre em contato com a SAP Brasil para obter mais informações sobre o ERP que vai te ajudar a aprimorar a gestão dos negócios:

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