Coop é primeira rede a instalar biodigestor que transforma resíduos alimentares em água

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Com tecnologia canadense, equipamento reduz os resíduos orgânicos coletados e transportados diariamente para o aterro sanitário

Foto: Divulgação

Os aterros sanitários, presentes em cerca de 40% dos municípios brasileiros, são um problema ambiental em razão de impactos como contaminação de lençóis freáticos e vazamento de líquidos e gases nocivos. Em cidades como a capital paulista, já há sinais de saturação: a maior cidade do país pode não ter para onde enviar seu lixo em um prazo de 10 anos, de acordo com dados da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Atenta a questões ambientais, a Coop investiu para se tornar a primeira rede do varejo brasileiro a implantar em loja equipamento capaz de transformar resíduos alimentares em água residual para descarte no sistema de esgoto sem qualquer prejuízo ao meio ambiente. 

Com tecnologia importada do Canadá, o biodigestor Orca foi instalado na loja Joaquim Nabuco, no centro de São Bernardo do Campo, na Grande SP. A ideia é estudar a viabilização de implantação em outras das 32 lojas da Coop. 

Adalberto Correia dos Santos Júnior, coordenador do Sesmtma (Sistema Especializado em Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente), explica que o biodigestor lança mão de um processo de digestão aeróbica para decompor os alimentos. A água resultante do processo flui diretamente pelo encanamento, reduzindo os resíduos orgânicos coletados e transportados diariamente para o aterro sanitário, gerando não apenas redução de custo para a unidade, mas uma série de outros benefícios ao meio ambiente e à comunidade. “O uso da tecnologia é parte de um projeto de melhoria no gerenciamento de resíduos que vem sendo implantado nas lojas da Cooperativa desde o ano passado e que já apresenta resultados pra lá de expressivos”, declara Santos Júnior.

A ação é uma das diversas iniciativas que compõem a plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                        LinkedIn                       ,                       Instagram                       e                       Facebook                       !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade