Conheça três impactos da Inteligência Artificial no varejo

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Reportagem SA Varejo -

Rodrigo Cunha, diretor da Neurotech, analisa possibilidades geradas pela IA em estratégias como precificação e concessão de crédito

Em um setor com margens apertadas como o varejo alimentar, a escolha certa dos recursos tecnológicos a serem implantados faz toda diferença nos resultados. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, pode gerar impacto positivo em diferentes áreas das empresas do setor. Confira a análise de Rodrigo Cunha, diretor da Neurotech , sobre o impacto dessa tecnologia em três aspectos:

Robotização

Precisão, agilidade e segurança também farão da robotização uma tecnologia de grande impacto em todos os processos produtivos de uma empresa, da produção ao atendimento. É cada vez mais comum a presença de chatbots e outros robozinhos em sites corporativos, atuando em conjunto com a Inteligência Artificial.

Aqui no Brasil, o varejo está começando a se habituar com o uso da Inteligência Artificial (IA) para conquistar novos clientes, fidelizar os atuais, ampliar o leque de vendas dos varejistas e identificar tendências de consumo por perfil de consumidor. “Isso ocorre principalmente por causa da cadeia de marketing e vendas, que é a mais sensível aos avanços da IA. O varejo é um heavy user desses recursos, devido ao contato direto com o consumidor”, afirma Rodrigo Cunha, diretor da Neurotech , empresa pioneira na aplicação prática de inteligência artificial no mercado varejista brasileiro.

A avaliação é de que a IA tem servido para a identificação do perfil de consumo e comportamento dos clientes, não somente por grandes varejos internacionais, mas também por redes varejistas brasileiras de médio porte. “As ofertas passam a atender exatamente à necessidade do consumidor. Ao tornarem-se mais assertivas, aumentam o ticket do nosso cliente”, acredita Cunha.

Uma característica da IA é combinar uma série de informações que possibilitam personalizar a abordagem e o atendimento a clientes de determinados perfis. “É o que definimos como personas. A análise de clustering, técnica que agrupa dados semelhantes automaticamente, identifica os consumidores que têm maior aderência a um produto ou serviço. Assim, é possível não só aumentar a eficiência na aquisição de novos clientes, mas prevenir a perda de antigos (processo também conhecido por churn)”, explica o diretor da Neurotech.

Preços

A IA permite também otimizar as campanhas de marketing. “Há aplicações bem sofisticadas em uso. Elas combinam centenas de variáveis que possibilitam identificar os preços e promoções ideais. Como são variáveis importantes na decisão de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, importantes para o varejista não perder margem, é fundamental monitorar a concorrência”, alerta Cunha. Tal acompanhamento, segundo ele, auxilia na definição dos valores cobrados pelos produtos, algo capaz de trazer equilíbrio entre o que é praticado pela concorrência e o controle da margem.

Crédito

O uso de IA também deve crescer para acelerar e ampliar a concessão de crédito, tornando o processo mais eficiente para todo mundo. “A Inteligência Artificial consegue identificar rapidamente como é o histórico de pagamento e inadimplência de cada cliente. Desta forma, reduz o risco de inadimplência e eleva o volume de negócios da empresa. O sucesso desta operação é resultado da avaliação em menor tempo e a identificação precisa de bons pagadores", explica o especialista.

Quanto mais lento e burocrático for o processo de análise do crédito, maior o potencial de gerar estresse com o consumidor e eventualmente à desistência das vendas e/ou do crédito. Além disso, a visão total do perfil e comportamento do cliente pode resultar na negação do crédito ou aprovação indevida.

Cunha explica, ainda, que a eficiência da Inteligência Artificial no processo de concessão de crédito torna a experiência melhor, fidelizando o cliente e aumentando o volume de transações. Por outro lado, a redução de processos operacionais garante economia para as financeiras.

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