Conheça quatro dicas que vão colaborar no engajamento dos colaboradores

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

O gestor precisa investir em iniciativas com foco nos times operacionais

Foto: Stock Adobe

Os profissionais administrativos são os mais priorizados nas ações das empresas, mas é preciso investir em iniciativas com foco nos times operacionais para uma maior engajamento e, para uma melhor performance. Para Gabriel Kessler, CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver plataformaonline de comunicação interna e RH, uma das maiores consequências da pandemia foi o empoderamento do colaborador, que passou a ser menos tolerante com experiências medianas ou até mesmo ruins dentro das organizações. Agora, salário e benefícios não são tão determinantes na decisão de continuar ou aceitar uma proposta de trabalho. “As empresas precisam correr para quebrar paradigmas e oferecer uma experiência cada vez melhor para seu público interno, caso contrário, eles não vão ficar parados esperando por isso”, avalia.

O profissional ressalta que não é segredo que os times operacionais não são alcançados com a mesma facilidade do que as áreas administrativas, seja por planejamentos ou estratégias obsoletos, o que acaba dificultando o sentimento de uma só empresa nesse público, que se sente prejudicado ou ignorado pela liderança e por áreas estratégicas, como RH e Comunicação Interna.

Essa diferença de tratamento, intencional ou não, causa uma experiência negativa aos colaboradores operacionais, podendo levar ao aumento do turnover e impactos no clima organizacional como um todo. Outro fator que prejudica é a adoção de ferramentas ou estratégias que não contemplem as necessidades desse público. Por exemplo: se uma empresa usar o e-mail como canal de comunicação interna principal, aqueles que não trabalham com computador não vão ficar a par da informação tão facilmente.

É importante salientar que a experiência do colaborador é formada por seis fatores, de acordo com a State of the Sector (Gallagher): cultura organizacional; comunicação; reconhecimento, prêmios e benefícios; ambiente de trabalho; bem-estar; carreira. As áreas de Comunicação Interna e RH são responsáveis (de forma parcial ou integral) por todos esses pontos, então as dicas que compartilhamos abaixo são direcionadas aos profissionais desses departamentos.

Conheça quatro dicas que podem ajudar neste engajamento:

1 - Antes de tudo, conheça seu público:  antes de qualquer estratégia de comunicação interna, as organizações precisam entender a realidade dessas equipes e dar voz e espaço para pessoas do operacional, além  de se interessar em conhecê-las.

2 – Envolva a liderança: mesmo com uma boa cultura, clima e comunicação, se a relação com o líder não for positiva, muito dificilmente a experiência será. Líderes precisam gostar de gente, precisam entender pessoas. E a empresa deve capacitar esse público para que isso aconteça. No ambiente operacional, muitas vezes a liderança é o que liga profissionais ao resto da organização, aumentando ainda mais a importância dessa capacitação.

3 – Foco no propósito: o propósito tem ganhado cada vez mais espaço e importância na experiência do colaborador e agora, mais do que nunca, está conectado pelo valor percebido pelas pessoas nas organizações. Isso significa que: para ter uma comunicação interna melhor, é preciso pensar no propósito, no porquê as pessoas devem se sentir parte do todo. Vale a revisão da visão, missão e valores organizacionais.

4 – Comunicação fácil e democrática: investir em uma ferramenta que promova a democratização da informação é de extrema importância para a experiência do colaborador operacional. A rede social corporativa ou aplicativo de comunicação interna, por exemplo, é uma solução criada justamente para atender as diferentes necessidades dos profissionais em geral, principalmente de quem fica na operação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                LinkedIn                                                                                ,                                                                                Instagram                                                                                e                                                                                 Facebook

Veja mais sobre: Diolog, RH, colaboradores

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade