Conheça os supermercados que estão ganhando mais clientes com foodservice

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Natasha Bin - redacao@savarejo.com.br -

Redes Festval, Zona Sul e Trimais compartilham seus cases de sucesso e mostram que comodidade é esperada por consumidores de todas as classes sociais


Cardápio variado: buffet inclui comida oriental e outras opções a preços justos para os consumidores (Foto: Divulgação)

Festval:  Conforto alinhado às necessidades do cliente

A rede paranaense Festval inaugurou seu primeiro buffet self-service há cerca de 10 anos. O conceito nasceu de uma necessidade observada por Carlos Beal, diretor-presidente da rede. “A maioria dos clientes não pode mais voltar para casa para almoçar. Então decidimos oferecer alimentação saudável, prática, rápida e com preço adequado ao orçamento dos nossos consumidores”, explica.

Atualmente 15 unidades contam com almoço e cafeteria, sendo que três também oferecem jantar à la carte. Entre os fatores de sucesso, estão planejamento e gestão, que são feitos internamente. “É preciso ter ainda preço justo e controle rigoroso de quebras. Caso contrário, corre-se o risco de se ter prejuízo”, afirma o empresário

Além do cardápio, que é planejado por uma equipe de nutricionistas, a rede é minuciosa na ambientação. “Oferecemos espaços confortáveis e um pouco mais reservados do restante da loja, pois as pessoas querem se sentir acolhidas”, diz Beal, ressaltando que esse modelo veio para ficar.

15 lojas têm espaço para refeições (de um total de 22 que a rede possui)

5% dos clientes que visitam as unidades consomem nas áreas de foodservice

As novas unidades já são planejadas com espaço para consumo imediato de alimentos

Item mais famoso do cardápio: estrogonofe de carne

Zona Sul: Presente em todos os momentos de consumo


Foto: Divulgação

A rede do Rio de Janeiro Zona Sul é uma das pioneiras em levar o foodservice para dentro do supermercado. Há 20 anos, a varejista adota essa estratégia para proporcionar ao consumidor a facilidade de fazer uma refeição na própria loja. A inovação foi inspirada no varejo europeu, quando Pietrangelo Leta, vice-presidente comercial, se encantou com os fornos a lenha em galerias e empórios da Europa.

De lá para cá, o cardápio se multiplicou e hoje vai muito além da pizza: massas, buffet de saladas, proteínas grelhadas e comida japonesa. Algumas unidades contam com buffet de café da manhã e de café da tarde. Tantas opções garantem à rede atender vários momentos de consumo e diferentes públicos ao longo do dia. “As lojas próximas aos escritórios lotam no almoço. Já as que ficam perto de escolas se enchem de estudantes na hora do intervalo, comendo pão de queijo e tapioca. Nos fins de semana, o buffet de café da manhã vira destino. E, à noite, é mais pizza e vinhos, ou sushi e saquê. Tudo que temos na prateleira a pessoa pode degustar”, explica Leta. Há dois anos, a rede criou o Bar do Rio, uma opção com drinks para o happy hour, disponível em três unidades. Ele conta com mixologistas e opções de petiscos para acompanhar as bebidas clássicas e autorais. “Muito mais que lojas abastecedoras, temos lojas de gastronomia”, resume o vice-presidente comercial.

22 lojas com opções de alimentação para consumo no local (de um total de 47)

5% Participação do foodservice nos negócios do Zona Sul

“Nosso negócio não é quantidade, é qualidade. Em 20 anos, fechamos três pizzarias porque não atendiam o que queríamos. As lojas não tinham espaço suficiente para o serviço, e a entrega não estava boa. Gostamos de ver o negócio se consolidar, de testar bem o modelo e depois multiplicar. A proposta é fazer bem-feito sempre”
Pietrangelo Leta - Vice-presidente comercial do Zona Sul (RJ)

TriMais: O consumidor como parceiro


Sortimento: Cardápio sempre atualizado, agilidade e segurança alimentar são alguns pontos que exigem maior atenção da rede (Foto: Divulgação)   

Na rede TriMais , antigo Bergamais, o beirute de picanha é o campeão de vendas entre as opções do foodservice. Tradicional da zona norte da cidade de São Paulo, a varejista implantou o consumo dentro da loja em 2015.

“Os principais desafios são operacionais, como manter um cardápio atualizado, agilidade e segurança alimentar. Estamos atentos às solicitações do público e temos algumas receitas desenvolvidas por clientes, assim garantimos grande aceitação por parte dos consumidores”, conta Murilo Gouveia, diretor comercial.

Com endosso do público, as duas lojas da rede contam com cafeteria, buffet self-service durante o almoço e o jantar, sushi e opções à la carte, como lanches e porções. A novidade mais fresquinha é a pizzaria, inaugurada no início do ano na unidade Tucuruvi. Nela os espaços para consumo são múltiplos, já que fazem parte do complexo TriMais Places, uma espécie de shopping center com o hipermercado como loja-âncora.

9º lugar
Posição da área de foodservice no ranking de participação das seções presentes nas lojas

2
Número de modelos de ambientação, sendo um restaurante dentro da loja (Unidade Lauzeane Paulista) e outro o Múltiplos Espaços, para consumo no exterior da loja (Unidade Tucuruvi)

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de setembro/2022

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