Conheça ferramentas para um cadastro eficiente

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Janaina Langsdorff - redacao@savarejo.com.br -

Uma delas gerou crescimento superior a 20% em algumas categorias no primeiro ano de ativação na Cooperativa Coagrisol

A tecnologia é uma aliada e tanto do varejo no cadastramento de produtos. Não há mais espaço para erros manuais em um mercado que muda a todo momento. A frustração do varejista incapaz de localizar o seu próprio produto no estoque é tão acentuada quanto a decepção do consumidor que sequer consegue encontrar o que precisa na loja física ou online. Equívocos significam prejuízo. Automatizar processos indica a evolução do negócio. Muitas soluções já rodam pelo Brasil afora, oferecendo agilidade e precisão. Muitas delas são inclusive especializadas em áreas específicas, já que o cadastro envolve também itens de fabricação própria, por exemplo. Confira algumas soluções para seu negócio.

WEB JASPER: revisão de cadastro e planograma

A solução oferecida pela Web Jasper , empresa que nasceu em Porto Alegre há três anos, entra em ação assim que o varejista lança o código de barras do produto. Segundo Michel Jasper, diretor comercial e fundador da empresa, a falta de padronização é o principal gargalo quando o assunto é cadastro. Erros e duplicidades tornam a análise confusa, comprometendo toda a gestão de compras. “Prejudica, na verdade, toda a cadeia”, alerta Jasper. Ele confirma que o problema ainda é cultural. “Chegamos a conhecer um varejista que jogava todos os produtos incertos em uma categoria identificada como xxx”, conta Jasper, que todo mês participa de palestras e treinamentos sobre boas práticas nessa área. “O problema persiste em mais de 90% do varejo”, aponta.

12 horas Tempo para cadastro de produto com o Web Jasper, contra 36 a 72 horas antes da implantação

Solução
O Sistema Web Jasper de Planograma revisa o cadastro, padroniza a estrutura mercadológica e, com os dados de vendas, margem, estoque, espaço físico e informações de mercado, gera um planograma de exposição totalmente visual para ser aplicado no ponto de venda. “Com o planograma correto é que o varejista encontrará a melhor estratégia para dar a devida visibilidade ao produto nas gôndolas”, confirma

Como funciona
Possui um algoritmo de leitura de dados que analisa e organiza o cadastro de forma automática. Conta ainda com uma equipe de especialistas que revisam cada item a fim de melhorar a assertividade dos ajustes. Todos os produtos cadastrados após a ativação do sistema passam por uma validação, enquanto os novos itens são organizados e incluídos no planograma em até 12 horas.

Case
Na Cooperativa Coagrisol , empresa do Rio Grande do Sul (RS) com mais de dez lojas, o ajuste de cadastros e layout de loja resultou em um crescimento superior a 20% em algumas categorias apenas no primeiro ano de ativação. Do acerto na estrutura mercadológica, veio a alta de 9,8% na base de cadastros de novos produtos. “É necessário o envolvimento das áreas comercial e de operações para que os resultados sejam significativos”, recomenda Diogo Castamann (foto), supervisor da Coagrisol, que acaba de entrar no seu segundo ano de utilização do sistema da Web Jasper.

Além da cooperativa, mais de dez varejistas já utilizam a solução Web Jasper há mais de dois anos, como os Supermercados Weinert e o Supermercado Maringá. Assim como nessas empresas, os varejistas que se propõem a combater problemas relacionados ao cadastro devem conscientizar todos os funcionários sobre o uso das novas ferramentas e dos benefícios que elas trazem.

  • 90% Redução no número de duplicidades no cadastro
  • 95% Queda nas inconsistências de dados
  • 80% Índice de assertividade da solução

CISS: reforço na base tributária

Fundada em 2013, a Ciss atende hoje cerca de 500 lojas, entre varejos de materiais de construção e supermercados, como a rede Dia% . Adriano Cagnini, diretor de operações e serviços da Ciss, engrossa o coro dos profissionais que veem na falta de padronização o maior vilão dos cadastros. Os grandes varejistas sofrem menos por terem times mais qualificados. Já os comerciantes de pequeno porte não têm procedimentos definidos, a mão de obra é despreparada e o pouco conhecimento adquirido se perde devido à alta rotatividade. “Falta organização e formação”, alerta.

Solução
A empresa acaba de lançar CISSLive, uma plataforma de ERP em nuvem que cadastra os produtos de forma integrada ao CISSMart, solução que registra toda a vida fiscal dos itens.

Como funciona
Os cadastros tributários são atualizados conforme a legislação vigente, sustentando os índices de ICMS de todos os Estados brasileiros – PIS, COFINS, CST, NCM, CEST e Substituição Tributária, além de IPI das operações de entrada e saída. O sistema emite documentos precisos para a Receita Federal e Receitas Estaduais, além de calcular o montante de tributos devidos, evitando recolhimentos desnecessários ou em desconformidade com as regras fiscais, que são rigidamente acompanhadas.

Informações gerais
A implementação leva cerca de três meses e os resultados são imediatos, como garante o diretor de operações da Ciss. Segundo ele, cada item pode chegar a ter mais de cem tributos diferentes.

  • 960 mil Número de itens cadastrados e tributados na base da Ciss
  • 10 mil Grupos tributários (agrupamento de itens com tributação igual)
  • 20% a 30% Percentual da base de clientes que apresentam inconsistências

NOMUS foco na produção própria

A Nomus , do Rio de Janeiro, oferece soluções para as áreas de produção do varejo, como padaria e confeitaria. Thiago Leão, diretor comercial da Nomus, aponta as unidades de medidas nas receitas como um dos principais problemas. “Cada uma é cadastrada de um jeito diferente. A falta de padronização é uma dor universal do varejo, da indústria, dos atacarejos e do e-commerce”, reconhece o executivo. Segundo ele, a Nomus abastece desde meados de 2014 um blog com conteúdos que discutem as melhores práticas do cadastro de produtos na tentativa de aumentar a conscientização dos profissionais envolvidos no processo. “O objetivo é puxar mudanças na cultura e catequizar os empresários do setor”, comenta Leão.

Solução

O ERP desenvolvido pela empresa opera em nuvem, integrando a cadeia de ponta a ponta.

Como funciona
O cliente precisa seguir as recomendações e parâmetros para o cadastramento e padronização dos produtos, podendo segmentá-los por tipos e grupos. A classificação por linha de produto, cor, tamanho, finalidade - entre outros dados específicos - facilita a localização de itens no sistema, a reutilização de roteiros de produção e de listas de materiais de produtos similares. Outras possibilidades são a utilização do grupo e família na codificação estruturada do produto, a identificação de atributos relativos a determinados grupos, e a emissão de relatórios consolidados.

Informações gerais
“É possível aprimorar o sistema criando novos campos, conforme as demandas do negócio”, destaca o diretor comercial da Nomus. A partir daí, o sistema monitora toda a operação avisando automaticamente a necessidade de repor e emitir novos pedidos de compra de insumos e matériasprimas, entre outras exigências. A implementação da tecnologia leva de dois a três meses, dependendo do escopo do projeto. Desde que operado de forma eficiente, os resultados são imediatos e já evitam inconsistências. Os primeiros relatórios com volumes completos de informações costumam ser obtidos dentro de três a seis meses, contribuindo para a tomada de decisões capazes de apoiar a estratégia de expansão do negócio.

Case
Na confeitaria Colombo , um dos comércios mais tradicionais da capital fluminense, a Nomus realizou um projeto extenso para padronizar os cadastros e obteve ganhos em seus resultados.

  • 28% Redução de custos de produção a partir do uso da solução

 

Leia também:

Parte 1: Evite erros no seu cadastro

Parte 3:  E-commerce vive situação crítica no cadastro dos produtos

 

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