Conheça as perspectivas de vendas de alimentos para almoço de Páscoa

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Lucia Camargo e Patrícia Büll - redacao@savarejo.com.br -

Prepare-se, pois a data não é feita apenas de chocolate. Há inúmeras oportunidades, como peixes, bacalhau, azeite, vinhos, etc.

A data representa, para os supermercados, oportunidades que vão além dos chocolates. Devido à Sexta-Feira Santa e ao almoço do domingo, cresce a procura por pescados, bacalhau, ingredientes como azeites, vinhos e até carnes – apenas para citar alguns destaques do período. Para este ano, a expectativa é de boas vendas devido à melhora no cenário econômico. Considerando as dificuldades dos anos anteriores, a Páscoa é um excelente momento para o varejista pisar fundo no acelerador e garantir uma boa parte do resultado do primeiro semestre.

 

Bacalhau

60% a 70% do consumo acontece na Páscoa, além do Natal

Para vender mais

Ensinar os clientes sobre o produto pode incentivar ainda mais as vendas. Ao conhecer melhor as características de cada tipo de bacalhau, é possível promover a migração para versões mais premium. Também é interessante compartilhar com os consumidores um pouco de curiosidades. “As pessoas gostam, por exemplo, de entender a origem da comida que estão comprando”, acredita Karina Exner Ribeiro Mendes, responsável pela área de marketing do Conselho Norueguês da Pesca. “O bacalhau tem uma história que remonta aos vikings, grandes pioneiros do seu consumo, que passaram a secá-lo ao ar livre e separá-lo em pedaços para serem comidos durante suas longas viagens marítimas”, explica.

54% Saithe
Tem sabor mais característico do que a maioria das espécies de peixes, combinando com pratos que levam muito tempero. Tem ainda textura firme, sendo indicado para fritura

37% Gadus
morhua É o bacalhau propriamente dito. Possui carne macia, firme e com pouca gordura, o que acentua o sabor. O que garante tais características é a migração feita por essa espécie rumo à costa marítima para se reproduzir

5% Ling
Sua carne tem características que se assemelham às do bacalhau (gadus morhua): é saborosa, branca e relativamente firme. É possível prepará-lo fresco, salgado ou seco e pode ser utilizado em todas as receitas que utilizam bacalhau. Suas ovas são consideradas iguarias na Espanha

4% Zarbo
Espécie com carne suculenta e sabor característico de marisco. Devido à sua textura, é muito requisitado por chefs na Noruega

Peixes

10% É o aumento mínimo esperado nas vendas ao varejo paulista pelo Ceagesp*

70% dos peixes vendidos no período são de produção nacional, segundo a Acapesp**

Para vender mais

Fique atento às preferências do consumidor. Segundo a Acapesp, os mais vendidos são pescadinha, corvina e sardinha. “A maioria dos que compram peixes por razões religiosas são pessoas com baixo poder aquisitivo, por isso as versões mais populares apresentam maior volume de consumo”, explica Jiro Yamada, presidente da entidade. Segundo ele, os preços deverão ficar estáveis neste ano.

* Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo ** Associação de Comerciantes Atacadistas de Pescados do Estado de São Paulo

Carne

18% Aumento esperado pela Frimesa para a data neste ano

Para vender mais

Como se trata de um período de comemorações, é interessante apostar em itens de maior valor agregado. Picanha, alcatra, pernil e costela estão entre os mais vendidos pela Frimesa, como afirma Mauro Strey Kramer, gerente comercial da empresa. Já a Marfrig cita como oportunidades para o almoço do domingo cortes para churrasco, beef chorizo, beef ancho e assados em tiras. Segundo Luciano Borges, diretor comercial de mercado interno, esses itens devem puxar o crescimento da companhia, que está otimista com a data. “Acreditamos que haverá uma leve alta de preço nesses produtos, como ocorreu no ano passado, principalmente por conta da sazonalidade”, explica.

Azeites

9% Expectativa de crescimento da Gallo no período

35% a 40% Participação da Páscoa nas vendas da categoria, segundo a Nielsen

Para vender mais

Fazer com que a categoria puxe vendas de produtos complementares ajuda a aumentar o tíquete médio do cliente. É o que pretende fazer a Gallo neste ano. “Trabalharemos com os varejistas para ativar e fazer promoções que ativem, além do nosso azeite, todas as nossas categorias, como azeitona, vinagre e pimenta”, afirma Pietro Capuzzi, head de marketing e de trade da Gallo. A empresa também quer incentivar a compra do seu azeite premium Extra Virgem Reserva. “Ele tem sabor mais marcante e notas de picante que se alinham perfeitamente com as refeições especiais servidas na Páscoa”, completa o executivo.

Vinhos

10% Alta nas vendas de vinhos estimada pela Vinícola Aurora

“O consumo desses produtos está muito relacionado às celebrações. E, na Páscoa, o vinho é um dos símbolos que representam esse espírito”

Rodrigo Valério
Gerente de marketing da Vinícola

Para vender mais

Algumas boas oportunidades no período são os espumantes, cujas vendas estão em ascensão, e os vinhos brancos leves, pois harmonizam bem com peixes.

Preço estável

A safra está se comportando conforme esperado. Além disso, muitos varejistas ainda contam com estoque das festas de fim de ano.

Fonte Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho)

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