Conheça as estratégias de supermercadistas para gerar impulso de compra no inverno

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Reportagem SA+ -

De cardápio típico, chef de cozinha e sommelier de vinhos no PDV a rodas de samba, ações criam oportunidades para as lojas

Foto: Divulgação Supermercado Pinheiro

Sommelier em todas as lojas: Vendas de vinho avançam 30% na Festval 

Observando as oportunidades existentes para a categoria de vinhos, a rede paranaense de supermercados Festval aposta no trabalho diferenciado em suas lojas. Com mais de 90% dos itens da categoria sendo resultado de importação própria, o grupo investe na presença de sommeliers em todas as suas 23 lojas (são 18 unidades em Curitiba e cinco em Cascavel). 

“O mundo do vinho é diferente de qualquer outro tipo de bebida. A cada ano, a categoria entrega uma experiência diferente, que depende da chuva, do sol etc. Por isso, entendemos a importância da presença do sommelier para mostrar as informações aos clientes, explicar como foi a safra dos vinhos, a harmonização. O profissional é uma pessoa de muita confiança na hora de escolha dos vinhos”, explica Carlos Beal, diretor comercial do Festval.  

No inverno, Beal explica que a concentração de vendas passa por vinhos mais encorpados, para harmonizar com alimentação diferente do verão, em que há a procura por alimentos que aqueçam mais. No período, observa-se avanço de aproximadamente 30% nas vendas da categoria na rede.  

E um fator importante a considerar para a categoria são os novos rótulos. “O consumidor de vinho gosta de novidades: ele tem o vinho de preferência, mas gosta de novas experiências”, conta Beal, dizendo que, para o este inverno, a expectativa é de alcançar um incremento nas vendas em torno de 10% no comparativo com o mesmo período do ano passado. 

Festival de inverno: Cardápio para esquentar o paladar na rotisseria da Coop

Já na Coop , rede paulista com forte atuação no Grande ABC como também no interior do estado, uma das iniciativas para esta época do ano são os festivais de inverno, com destaque para as ações da rotisseria, contemplando caldos e sopas. “Sazonalmente, estamos atuando no período ‘outono-inverno’ o oferecimento desses produtos. Com o apoio de nossa área de Segurança de Alimentos, estamos estruturando um cardápio com opções deliciosas para aquecer o paladar de nossos clientes e cooperados nesta estação do ano”, explica Daniela Marchiolli, compradora das categorias de padaria, confeitaria, rotisserie e cafeteria.

A cada ano, a rede busca estruturar um sortimento mais aderente e com novidade para o momento, como conta Daniela. “Geralmente, oferecemos em torno de oito variedades e estas são encontradas disponíveis em um cardápio no decorrer da semana”, detalha a profissional, dizendo que a rede irá iniciar, neste mês de junho, o oferecimento de opção no jantar e irá migrar também para o atendimento no horário do almoço. 

Para este inverno, a rede oferece a combinação de sopas e caldos com pães e sobremesas de fabricação própria e trará o minipão italiano redondo. Já na doçaria da rede, está em desenvolvimento uma solução de fondue para os clientes e cooperados saborearem em casa da maneira que mais agradar.

Experiência diferenciada para o cliente com as rodas de samba na rede carioca Prezunic

Uma ação bastante diferenciada são as rodas de samba que a rede Prezunic , que conta com 31 lojas no estado do Rio, distribuídas entre a capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, promove para espantar o frio. “O Prezunic é uma rede tipicamente carioca e a roda de samba é uma das marcas da cultura do Rio de Janeiro, um evento que vai bem em qualquer época do ano”, conta Gerson Estevam, diretor comercial do grupo.

Foto: Prezunic

“Inicialmente, realizávamos as rodas no período de Carnaval. Neste ano, com a transferência da data por causa da pandemia, decidimos realizá-las em maio, mês do Aniversário Prezunic, o que acabou servindo para também esquentar as pessoas durante o frio, que chegou mais cedo. Essa ação reforça nossa identidade, ao mesmo tempo em que proporciona momentos de diversão a toda a comunidade, visto que os eventos têm entrada franca e não estão vinculados a qualquer ação de aquisição de produtos em nossas lojas”, explica Estevam. 

Para a ação, a rede busca criar um ambiente acolhedor, que lembre um típico bar de rua, com espaço para mesas e cadeiras e venda de produtos para consumo imediato. Segundo o porta-voz da companhia, neste ano, a roda de samba foi realizada em oito unidades do grupo, que contam com ampla área de estacionamento ao ar livre, permitindo a montagem da estrutura com conforto para os usuários, sem interferir no funcionamento das lojas.

“Procuramos criar um clima de bar, daqueles típicos cariocas, que costumam promover rodas de samba. Dessa forma, oferecemos a venda de produtos que estejam em sintonia com essa cultura, aproveitando o estoque disponível em cada loja e também estabelecendo parcerias com nossos fornecedores”, cita Estevam. 

Os itens mais vendidos na ação são os combos de bebidas alcoólicas, como o “gim + água tônica”, cervejas geladas e minissalgadinhos de boteco já pré-aquecidos, como detalha o executivo. “O cliente também tem um cardápio à disposição, no qual pode optar por doces, refrigerantes, água e outros itens”. Estevam conta que, em alguns casos, durante as Rodas de Samba, há produtos cujas vendas representam, em média, cinco vezes mais que a média dos dias comuns, o que demonstra ótimas oportunidades para as lojas, além de proporcionar um momento especial para os clientes

Chef  no PDV e montagem de kits para cozinhar em casa

Com dimensões continentais, o Brasil tem regiões em que o inverno praticamente não existe. É o caso do estado do Ceará, localizado no nordeste do país. Mesmo assim, as redes apostam na diversidade da culinária e aproveitam as possibilidades existentes durante o ano, como ocorre com o Supermercado Pinheiro , rede que contempla 16 lojas no estado, além de outros negócios, como shopping center.  

“Em nossa região não atuamos diretamente com ações de inverno, por estarmos em um estado conhecido como Terra da Luz e trazendo consigo a marca registrada de uma cidade de sol. No entanto, nossa gastronomia atende aos mais diversos momentos dos nossos clientes. Entendemos que ter uma gastronomia agradável proporciona ao cliente uma experiência de consumo e, por isso, deve ser forte e com alta qualidade”, explica Alexandre Pinheiro, diretor executivo comercial e marketing da rede.

Como exemplo, a rede tem apostado em ações que relacionam massas e vinhos, comumente realizadas nos períodos mais frios do Sul e Sudeste. “O consumo da categoria de vinhos cresceu bastante ao longo dos últimos anos, o que fez com que tenhamos ampliado nossas adegas, trazendo rótulos selecionados e alcançando os mais diversos públicos. Trouxemos para nossas lojas os atendentes de vinhos, que são profissionais especializados, que ajudam os clientes a fazer suas escolhas, buscando harmonizar com o que desejam para o momento”, explica Pinheiro.

A rede conta também com o ‘Chef no Bom’, que prepara massas especiais de acordo com a harmonização com os vinhos. “Além disso, estamos em um momento em que as experiências gastronômicas são muito feitas em casa, portanto, vendemos os kits para que o cliente possa fazer ou presentar. Para os clientes do nosso clube de vantagens, o Pin Clube, oferecemos diferenciais para essas experiências”, conta Pinheiro, mostrando que há oportunidades para todas as categorias nas mais diversas regiões do País. 

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