Conheça 7 grandes vantagens que essa área pode trazer para o varejo

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Lúcia Helena de Camargo -

Não se trata de um departamento comum nos supermercados, mas os benefícios podem ser grandes. Avalie se faz sentido para sua empresa

Foto: Divulgação

Do aumento do sell out ao fortalecimento do relacionamento com o varejo. Essas são algumas vantagens alcançadas por supermercados que criaram um departamento de trade marketing em suas estruturas. Segundo Michel Jasper, especialista em varejo e fundador da Web Jasper  esses são os principais benefícios alcançados pelos varejistas:

1 - Aumento de sell out

2 - Ações promocionais mais assertivas

3 - Ganho de venda e melhor satisfação do cliente

4 - Gestão de contratos comerciais                         

5 - Negociações de espaço na loja

6 - Maior ganho de verbas

7 - Melhora no relacionamento com a indústria

Outro aspecto é que uma área de trade permite a varejista atuar na loja com promoções e exposições de produtos mais assertivas. Com isso, é possível aproveitar de forma mais inteligente o espaço destinado a cada item, o chamado share de gôndola. 

Jasper ressalta que, embora seja possível atuar sem um trade marketing, estruturar a área pode trazer um elemento importante ao varejo: maior sintonia com a indústria, principalmente se houver possibilidade de dedicação exclusiva da equipe às estratégias conjuntas.

“Geralmente, o alinhamento com a indústria e aumento do sell out ficam na mão do departamento comercial. Porém, como o potencial de ganho de incremento de margem e venda é grande, o comercial acaba não tendo ‘braço’ para atender todas as demandas do trade e alinhar as ações com a indústria”, explica.

Já Rubens Sant’Anna, especialista em varejo e trade marketing, aponta ainda outro ganho que pode derivar da implantação da área: uma melhoria na gestão sobre as operações das lojas da rede. “Com o trade, a estratégia de marketing chega até o chão de loja. Não basta o comercial fazer as negociações com os fornecedores, e obter a verba das ações, se na hora de executar não houver uma gestão na ponta”, argumenta. “Então, o trade ajuda a organizar, a ter essa base inicial”, completa o fundador da Academia Rubens Sant’Anna.

Com os processos organizados, o varejo tende a perceber uma melhora na experiência de compras e incremento de vendas, de acordo com o especialista. “A mensagem do fabricante chega até o ponto de venda, e todos ficam felizes. Com o tempo, a área de trade vai ganhando autonomia, ajudando o varejo a criar novos canais, a gerenciar estrategicamente as categorias e o mix de produtos, além de realizar inovações e ações de parceria de longo prazo com fornecedores-chave”, afirma San’Anna. “Isso, como fica claro, vai muito além da simples venda de espaços”, conclui.

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