Como saber se uma ideia é sonho ou mera fantasia?

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Diferenciação é importante. Não para limitar o sonho, mas colocá-lo na esfera do realizável

Foto: iStock

Todo mundo sonha. Seja em ter uma carreira, se tornar um empresário, estudar, fazer uma viagem ou comprar uma casa. E são esses sonhos que mobilizam o esforço para “chegar lá”.

Mas, às vezes, somos flagrados tendo fantasias, o que é bem diferente de um sonho. Desejar ser um Ayrton Senna sem mobilizar um tiquinho de energia é pura fantasia. Almejar uma riqueza desproporcional às oportunidades que se tem (ou se pode criar) é fantasia. Não se trata de limitar o sonho, mas de colocá-lo na esfera do realizável. Quanto mais concreto, maior o sonho pode se tornar e mais sonhos ele pode desencadear. Mas, por favor, não desprezemos as ambições pequenas. Elas também movimentam a cadeia de realizações e conquistas. E isso é bem melhor do que a fantasia, uma enganadora da vida.

Claro que há a fantasia do bem. Há quem sonhe em ser cantora afamada só para ter o prazer de se imaginar num palco. A pessoa canta no chuveiro, improvisa trejeitos, pensa no cenário, idealiza o guarda-roupa e solta a voz. Usa a criatividade, se diverte e sai do banho renovada. O corrosivo é a fantasia que aprisiona o sonho. Aí, vale a pena se perguntar “estou me enganando”?

Ninguém mais do que você pode oferecer uma resposta sincera.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                        LinkedIn                                                                       ,                                                                       Instagram                                                                       e                                                                       Facebook    

Veja mais sobre: Sonho, Metas, Comportamento

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade