Como reforçar a margem de contribuição com queijos especiais

Avaliação:

(4 Avaliações)

Conteúdo Patrocinado por Vigor -

Com ações práticas, Vigor tem ajudado o varejo a melhorar os resultados da categoria

Foto: Divulgação

Os queijos especiais têm maior valor agregado e garantem, por si só, melhores margens. Porém é possível aumentar o tíquete médio e a frequência com algumas iniciativas. Uma delas é oferecer kits com desconto para quem já compra queijos especiais. A Vigor tem criado combos como de gorgonzola, gouda e brie, que estimulam o consumo.

Outra frente é expor os especiais também com queijos básicos a fim de incentivar a compra por impulso. Um exemplo prático: incluir a versão fatiada dos queijos amarelos, que sofisticam o sabor dos lanches e levam à experimentação e ao consumo mais frequente. Outra sugestão é aumentar a visibilidade dos produtos nos períodos de maior procura: fins de semana, feriados, período de inverno e datas sazonais como Dia dos Pais e Dias das Mães.

Surpreender o consumidor com edições especiais e embalagens para momentos diferentes de consumo é outra estratégia que eleva o tíquete médio. A Vigor já ofereceu a opção do parmesão Faixa Azul em fatia em embalagem sofisticada para presentear no fim do ano. E em 2020 passou a oferecer, do mesmo Faixa Azul, a versão lascas na embalagem de 150 g, e as versões fracionadas tipo gouda, gruyère e emmental com peso fixo.

As embalagens com peso fixo têm maior giro, contribuindo para a margem de contribuição. Elas se destacam por não exigir manipulação na loja, o que confere maior segurança ao consumo, e por ter o preço colado à peça, o que facilita a escolha pelo shopper.

Novidades para uso culinário também sofisticam o paladar do consumidor e o impulsionam a adquirir SKUs de maior valor agregado.  Caso dos queijos ralados gouda, gruyère, emmental, parmesão e 3 queijos, lançados no ano passado com a marca Vigor. Não é a toa que a empresa deu um salto no faturamento da categoria  e, com ela, seus parceiros. As vendas cresceram 70% no ano passado e estão crescendo acima de 20% neste ano.

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade