Com plano ambicioso, Grupo Vanguarda prepara o futuro para prosperar com consistência

Avaliação:

(7 Avaliações)

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Rede com sede no Piauí faturou R$ 753 milhões em 2020 e avança com o cuidado de não se endividar. Mais pra frente, abertura de capital deve entrar no radar

 

Fotos: Divulgação

Criado a partir da cisão do Grupo Carvalho há dois anos, o Grupo Vanguarda é liderado por Evangelita Vieira, empreendedora desde sempre. Ela começou numa pequena loja de comércio varejista fazendo entregas em um fusquinha e ajudou a erguer uma empresa varejista que foi a mais importante do Estado por muitos anos. Com a cisão, Van, como é conhecida, deu um novo passo. Traçou um ambicioso programa para organizar e alavancar o negócio e, assim, torná-lo mais competitivo e atrativo. Hoje, a empresa atua com as bandeiras Carvalho Super, de varejo, e o cash & carry Carvalho Mercadão.

O processo, ainda em andamento, praticamente já concluiu a revitalização de 17 lojas da antiga empresa, com várias unidades reinauguradas. Foram feitos investimentos em iluminação, novas fachadas, troca de equipamentos antigos e climatização das unidades. Em janeiro, a empresa inaugurou um CD de perecíveis – já tinha o da linha seca– e, em ambos, adotou operação cross docking, que acelera o envio das mercadorias para as unidades. O modelo tem contribuído para que o comercial atue com maior precisão nas compras e evite empatar recursos em grandes estoques. No ano que vem, a rede deve incluir a modernização das lojas restantes e, então, aproveitar o banco de terrenos para iniciar estudo de novas unidades. “Não pretendíamos fazer nenhuma inauguração até colocar a casa em ordem, mas surgiu uma oportunidade em setembro, de uma loja fechada pelo antigo proprietário, que resolvemos encarar”, informa. “Investimos na sua revitalização e a loja está indo muito bem”, festeja Van. Ela lidera a empresa com a ajuda do filho, Reginaldo Júnior, gerente de inteligência comercial.

“Toda decisão tem sido muito pé no chão por duas razões: a empresa não quer se endividar e quer prosperar com consistência. O plano é deixar a empresa preparada para, mais adiante, junto com um parceiro, abrir capital.”

Evangelita Vieira
“Van” Grupo Vanguarda

25 lojas em todo o Estado do Piauí

753 milhões de reais em vendas (2020)

Velha loja, Nova loja
Revitalização de antigo mercado não estava exatamente nos planos de expansão, mas a oportunidade - ou desafio - se mostrou muito frutífera e o Grupo comemora essa conquista em Teresina.

Profissionalização

Há dois anos, a empresária iniciou processo de profissionalização da equipe e introduziu várias soluções tecnológicas para oferecer sortimento e preço mais adequados, além de diminuir o estoque. “Estamos com equipe exclusiva para combater perdas e em um ano conseguimos reduzir a incidência em 0,5%”, diz. “Parece pouco, mas o volume de perecíveis é muito alto”, esclarece. A empresária, contudo, pontua que a meta é ambiciosa e a equipe está correndo atrás dos resultados. A estratégia de preço baixo é outro ponto que está sendo tratado com cuidado, a partir de dados e análises. “Tudo para manter bom nível de margem”, afirma a executiva. E o e-commerce vem passando por um processo de ajustes, depois de ter sido amparado “por uma verdadeira linha de produção durante o período mais grave da pandemia”, declara a varejista.

Melhor para todos

Outros pontos também constam da estratégia do Grupo Vanguarda. A redução das despesas e um trabalho de transparência e compliance. “Estamos preparando tudo para, num futuro próximo, ter um parceiro com conhecimento e capital, com quem seja possível dividir lucratividade e gestão”, comenta a empresária. “O momento é de sacrifícios, mas a meta é ter uma empresa sólida para os piauienses”, declara.

Matéria original na revista de dezembro/2021

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                   LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade