Coca-Cola tem a meta de tornar 40% de suas embalagens retornáveis na América Latina

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Reportagem SA Varejo -

A empresa vai investir US$ 500 milhões, recursos que serão destinados à expansão da oferta em supermercados e em novos canais digitais

Foto: Divulgação

A Coca-Cola Company anunciou que pretende investir US$ 500 milhões na expansão da produção de embalagens retornáveis na América Latina. O objetivo é atingir o patamar de 40% do uso de retornáveis na região nos próximos anos. A empresa também informou que a meta global da companhia é, até 2030, atingir, no mínimo, 25% do seu portfólio comercializado com embalagens retornáveis.  No ano passado, na América Latina o volume de vendas dessas embalagens atingiu 34% e a região assumiu a liderança da meta global da companhia.

Os recursos aplicados na América Latina contemplam a expansão da oferta em supermercados e em novos canais digitais, como o Na sua casa by Coca-Cola, disponível atualmente no Brasil para consumidores do Rio de Janeiro.

"Compartilhamos com os consumidores o nosso compromisso em enfrentar os impactos da geração de resíduos. É exatamente isso que estamos tentando reforçar ao investir, por meio das nossas marcas, em ações que têm como propósito estimular as pessoas a optarem por embalagens retornáveis, sempre que possível”, explicou Javier Meza, SVP de Marketing da Coca-Cola América Latina.

De acordo com a empresa, as embalagens representam 30% da pegada de carbono total da companhia e, ao utilizar menos recursos, as retornáveis estão entre uma das maneiras mais eficazes de reduzir a emissão de gases. A ideia é incentivar a consciência na América Latina sobre como a retornabilidade tem um impacto positivo na pegada ambiental e no fomento da economia circular, visto que é um modelo de produção e consumo que envolve reutilizar materiais existentes pelo tempo que for tecnicamente possível, estimulando, desta forma, a extensão do ciclo de vida dos produtos e reduzindo resíduos.

“Uma embalagem retornável tem um ciclo de "idas e voltas" das fábricas para reutilização. Neste ciclo, as retornáveis de plástico podem ser usadas 20 vezes e as de vidro 35 vezes. Ou seja, esse dado mostra o quanto a operação circular com as retornáveis tem um impacto significativo no ambiente. Após todos esses ciclos, as garrafas ainda são destinadas para a reciclagem”, afirma Rodrigo Brito, gerente sênior de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

"O uso de retornáveis evita a produção de 10 bilhões de embalagens na América Latina anualmente e pode reduzir em até 45% a pegada de carbono e 45% da hídrica, quando comparada as não retornáveis”, explica Ángela Maria Zuluaga, Sr. Vice-Presidente, Assuntos Públicos, Comunicações e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.

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