14 pontos que farão você ampliar suas vendas e sua margem

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Reportagem SA+ -

A maior parte é de aspectos que precisam ser olhados tanto pelo varejo quanto pela indústria, mas existem particularidades de cada um. Saiba quais são

 

Foto: iStock

Somente com foco no consumidor varejo e indústria crescerão de forma conjunta e contínua. E isso passa por frentes como multicanalidade, experiência de compra, personalização e, claro, colaboração, como apontou a McKinsey durante a 25ª edição do Webinar Series de SA Varejo, realizada em maio último. Mas, para trabalhar esses aspectos, ambos precisam evoluir com o mesmo foco, mergulhando em particularidades do negócio. Ou seja, cada um deve olhar para dentro de sua empresa, identificando oportunidades e prioridades. Também é necessário se sentar com a outra parte e definir como convergir as estratégias. Dessa forma, os dois crescem e fortalecem sua posição de mercado em longo prazo. Assim, todos são beneficiados.

O que olhar dentro da sua estratégia
A maioria dos pontos de atenção são comuns ao varejo e à indústria, reforçando a importância do trabalho conjunto para os resultados de longo prazo

02 exemplos

Para se ter uma ideia, um ponto essencial para os resultados tanto do varejo quanto da indústria são as pessoas, conforme citado pelos participantes do 25º webinar de SA Varejo. “Estão surgindo muitas competências novas, e isso tem sido um desafio para o varejo e também para os fornecedores. As tecnologias, por exemplo, são importantes e estão disponíveis. Mas, para ter excelência, é preciso pessoas preparadas”, ressaltou Sergio Alvim, CEO da SA Varejo. Outra questão importante abordada foi a estratégia de portfólio por canais. “A indústria, durante muito tempo, não segmentou seus produtos de acordo com as necessidades de cada formato, o que também não era um ponto de atenção do varejo”, disse José Barral, presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados (SP) e co-fundador do Grupo de Conselheiros da SA Varejo . “A mesma mercadoria vendida no supermercado era comercializada no atacarejo ou num hortifrúti. Agora, está ficando claro para ambos que cada modelo exige um portfólio específico”, explicou.

08 especialistas no setor

O Grupo de Conselheiros da SA Varejo coloca à disposição do varejo e da indústria a possibilidade de contar com a visão estratégica de que ajudarão a impulsionar os pontos listados à esquerda, além de outros. O aconselhamento ocorre em sessões online.

 

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