Carrefour mira expansão de e-commerce e anuncia investimento de 3 bilhões de euros no segmento

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Reportagem SA+ -

Grupo quer triplicar vendas online até 2026

Foto: Divulgação

De olho no crescimento do e-commerce, o Carrefour anuncia um plano de investimento de 3 bilhões de euros (cerca de US$ 3,3 bilhões) em comércio eletrônico. Até 2026, o objetivo é triplicar o valor dos produtos  vendidos por via online. O valor bruto das mercadorias vendidas online deve chegar a 10 bilhões de euros, e a expansão digital pode adicionar 600 milhões de euros ao lucro operacional em cinco anos, disse a varejista. A empresa tem expandido as operações em publicidade e serviços financeiros, bem como a venda de produtos por Internet.

O plano aumenta os gastos com e-commerce e serviços digitais em 50% em relação aos anos anteriores.

Carrefour Brasil

Por aqui, o grupo registrou crescimento de 8% nas vendas brutas, para R$ 20,8 bilhões no terceiro trimestre do ano. O resultado reflete a expansão do Atacadão que apresentou crescimento de like-for-like (LfL) de 2,7%, atestando a força deste modelo, mesmo em cenários desafiadores. Já o lucro líquido, atingiu R$ 621 milhões no trimestre, um forte aumento de 42% em uma base de comparação de dois anos.

O ambiente digital foi o destaque do período. O GMV total do Grupo atingiu R$ 733 milhões no terceiro trimestre, com um desempenho muito forte do segmento alimentar, que cresceu 52,8% na comparação com 2020 e surpreendentes 401% nos últimos dois anos. O canal digital do Atacadão, com apenas um ano de funcionamento, foi responsável por 56% das vendas digitais de alimentos no terceiro trimestre. Em uma base sequencial, o canal digital do Atacadão cresceu 113%. Além disso, ele já atende 90% das cidades brasileiras, trazendo conveniência e preço baixo por todo o país.

“Nós fizemos importantes progressos nos últimos anos e isso ficou novamente evidente com o forte desempenho do terceiro trimestre, quando fomos capazes de manter o elevado ritmo de crescimento nas vendas brutas, contínuos ganhos de market share e rentabilidade recorde para o período, em meio a um ambiente extremamente desafiador O ecossistema do Grupo Carrefour Brasil nos deixa bem posicionados para que possamos continuar entregando ótimos produtos e serviços a preços acessíveis aos consumidores brasileiros", afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Atacadão

No período, o Atacadão manteve a aceleração no ritmo de crescimento. As vendas brutas atingiram R$ 15,5 bilhões (um aumento de 14,3%), impulsionadas pelo crescimento de 2,7% LfL e expansão de 11,6%. O lucro bruto total aumentou 17,5% no trimestre, atingindo R$ 2,2 bilhões e a margem bruta ficou em 15,5%.

O Ebitda ajustado atingiu expressivos R$ 1,1 bilhão no trimestre, crescimento de 11,5%ante o mesmo período de 2020, com margem de 7,8%. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, o EBITDA ajustado do Atacadão é 68,7% superior, demonstrando a força do modelo e sua capacidade de crescimento.

Carrefour Varejo

As vendas totais do Carrefour Varejo atingiram R$ 5,3 bilhões no período, uma queda de 8% LfL em relação ao mesmo período do ano passado e um desempenho muito semelhante ao verificado no 2T21. O segmento alimentar comprovou sua resiliência e permaneceu estável em comparação ao terceiro trimestre de 2020, quando cresceu 15,4% LfL, impulsionado por um cenário de Covid-19 atípico. No comparativo de dois anos, o desempenho de vendas continua muito sólido e melhorou 9,5% (+ 14,8% alimentar).

Já o lucro bruto consolidado do trimestre foi de R$ 1,1 bilhão - 23,8% das vendas líquidas. O Ebitda ajustado consolidado atingiu R$ 244 milhões. Na comparação de dois anos, o Ebitda teve uma queda de 3,6%, principalmente impactado pelo desempenho de gasolina.

Os produtos de marca própria continuaram com desempenho bastante satisfatório no período. Ao todo, são 3.125 itens (um crescimento de 26% no comparativo com o mesmo período do ano passado), atingindo 18% das vendas líquidas totais de alimentos. 

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Fonte: Infomoney

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