Carrefour lança ferramenta para ajudar cliente a comprar itens mais saudáveis e baratos

Avaliação:

(1 Avaliação)

Alessandra Taraborelli -

Iniciativa pode se tornar uma plataforma colaborativa e integrar outros varejistas

Foto: Ciete Silvério

O Carrefour Brasil anunciou o lançamento da ferramenta Nutri Escolha, cujo propósito é ajudar os clientes a gastar menos e comer melhor, fazendo as melhores escolhas nutricionais. A ferramenta, que já pode ser acessada dentro do aplicativo “Meu Carrefour”, é totalmente gratuita e pode ser usada por clientes e não clientes da rede.

A ferramenta usa algoritmos em duas etapas para avaliar os produtos. Na primeira fase, a ferramenta utiliza a metodologia Nutri Score, que foi criada pelo Ministério de Saúde da França, e já está presente em seis países da Europa. Ela classifica os produtos em uma escala de cinco cores (de verde escuro ao vermelho) e cinco letras (de A, mais saudável, a E,  menos saudável), onde são considerados os componentes dos alimentes que devem ser consumidos com moderação (quantidade de energia, gordura saturada, sódio e açúcar total), e os componentes que devem ser incentivados na alimentação (fibras, proteínas e as quantidades de frutas, vegetais, castanhas e óleos vegetais). A partir dessas informações, a ferramenta sugere opções iguais ou com maior valor nutricional que a sugestão inicial do cliente, com preços mais acessíveis.

A princípio, 10 mil itens já foram cadastrados, mas a meta é atingir 16 mil nos próximos dois meses. O CEO do Carrefour Varejo, Luis Moreno, ressalta que hoje apenas 11% dos clientes conseguem ler e entender a tabela nutricional. “Nosso primeiro desafio foi simplificar esse entendimento usando um método 100% transparente para o público e para os fabricantes”, explica.

Para desenvolver a ferramenta, o Carrefour compartilhou o projeto, desde o início, com os steakholders relevantes e recebeu os inputs de melhorias. A ferramenta permite que qualquer fornecedor possa calcular o score de seus produtos e a metodologia é aplicada da mesma forma em todos os produtos, inclusive as marcas próprias.

Moreno disse ainda que ao apresentar o projeto à indústria houve reações adversas.”O Nutri Score já é conhecido de indústrias grandes, como a Unilever e as informações estão na embalagens. Também teve fornecedores que não tinham conhecimento e precisamos aprofundar a conversa com eles. Acreditamos que adesão vai se dar de forma progressiva”, avalia, acrescentando ainda que o aplicativo não será usado para decidir políticas de compras. “Queremos comprar o produto que o cliente quer comprar, baseado em informações transparentes. Não tem nenhum acordo comercial”, ressalta.

Questionado sobre o impacto que a ferramenta pode causar nos pequenos e médios fornecedores, Moreno ressaltou que eles devem ser beneficiados. “Esse segmento, às vezes, tem produtos mais saudáveis e competitivos, mas não investe muito em publicidade e o consumidor não conhece. Eles acharam a iniciativa boa”, afirma, acrescentando que o propósito é de transparência e não tem a ideia de favorecer ninguém. 

O executivo também avalia que o faturamento da empresa não será impactado de forma negativa, mesmo com os clientes tendo a opção de comprar um produto mais saudável por um preço menor. “Nós estamos construindo uma relação de confiança e isso vai se tornar uma experiência melhor. Se o cliente confia em nós para alimentação, ele vai confiar para outro tipo de produto. É uma visão mais ampla e abrangente, é construir um relacionamento”, avalia. 

No caminho certo

Durante o período de pesquisas com os usuários do Nutri Escolha, que já estavam cadastrados no app Meu Carrefour, 99% informaram que continuarão usando a funcionalidade e 80% que cofiam na indicação de produtos e preços. Além disso, 92% informaram que estão totalmente satisfeito ou satisfeito e, 93%, que trocariam todos ou parte dos produtos.

Primeiro acesso

Após baixar o aplicativo Meu Carrefour e fazer  login ou cadastro, o cliente terá acesso a tela inicial. A partir daí, ele clica no ícone Nutri Escolha e escolhe a jornada de compra: Mercado Online ou Loja Física, selecionando o endereço desejado.

Basta digitar o produto na lupa de busca ou clicar em uma das seções recomendadas pelo app. Ao lado do produto, o usuário já encontrará a respectiva pontuação nutricional, de A até E.

Ao clicar no item e logo abaixo da sua classificação, a ferramenta irá sugerir opções Mais Equilibradas e Mais Baratas - as informações aparecerão apenas se o produto for elegível e estiver cadastrado na base de dados da funcionalidade.

Além disso, de volta a página principal do Nutri Escolha, o usuário também pode usar o Leitor de Códigos de Barras, escaneando produtos dos quais queira conhecer a pontuação nutricional ou para ser apresentado a outras opções da mesma categoria. E, caso o consumidor já seja um cliente Carrefour, basta ele clicar na Lista de Sugestões para ter uma seleção personalizada dos produtos comprados na rede nos últimos 90 dias, além de itens similares, nutricionalmente mais equilibrados e baratos.

Independentemente de estar realizando um pedido online ou selecionando itens em uma loja física Carrefour, daí em diante, é só escolher o que colocar no carrinho e finalizar a compra.

Pioneirismo

O Carrefour Brasil está sendo pioneiro na iniciativa que pode ser mais ampla e abrangente. “Queremos ajudar todos os consumidores do Brasil. A plataforma tem pretensão de ser aberta e colaborativa, ou seja, poderia integrar outros varejistas para ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas alimentares e gastar menos. Essa mudança pode ser um incentivo para a indústria fazer investimentos em produtos melhores e mais barato”, afirma Moreno.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                               LinkedIn                                              ,                                              Instagram                                              e                                              Facebook         

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade