Cade aprova compra do Big, mas Carrefour terá que vender 14 lojas para não prejudicar a concorrência

Avaliação:

(13 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

São 11 hipermercados e um atacarejo em nove cidades do sul e nordeste que podem já estar sendo negociadas

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour está liberado para dar início ao processo de conversão das lojas do Grupo Big. Ontem (25/05), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade a compra das lojas do Big pelo Carrefour com restrições.

A negociação foi anunciada em março de 2021 por R$ 7,5 bilhões e gera uma operação de 1,1 mil lojas com R$ 100 bilhões em vendas anuais. A transação envolveu 388 lojas detidas ou operadas pelo Big.

De acordo com o parecer do relator, foram identificadas preocupações concorrenciais nos mercados de atacado de distribuição e postos de revenda de combustíveis. Diante deste cenário, o Cade determinou a venda de 14 lojas, das quais 11 são hipermercados e atacarejo, que representam 3,6% do parque total e 6% da receita do Grupo Big em 2021.  As unidades a serem vendidas estão localizadas em nove cidades do sul e do nordeste, incluindo Gravataí, Maceio, Olinda e Recife.

Segundo fontes, o grupo já negocia parte das unidades com fundos imobiliários e redes regionais. Além disso, também haverá trocas de marcas em parte das unidades, renegociações com a indústria a partir da escala criada com a unificação das compras e provável redução de cargos com sobreposição de funções. A empresa, no entanto, não confirma se haverá cortes.

A aprovação do Cade foi comemorada por Stephane Maquaire, presidente do Grupo Carrefour Brasil, que ressaltou que já era esperada a condição de venda de algumas unidades. “Falta pouco para finalizarmos a compra. Temos alguns protocolos antes de nos tornarmos um único grupo, um novo grupo. Um dos primeiros e mais importantes passos que daremos juntos é a consolidação do time de liderança. Reunimos o melhor do Carrefour, o melhor do Big e do mercado, trazendo uma diversidade inédita para a nossa diretoria. Estamos criando um time comprometido e alinhado com o nosso propósito de oferecer uma alimentação de maior qualidade para todos”, afirmou o executivo em vídeo publicado na rede social do grupo. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                       LinkedIn                       ,                       Instagram                       e                        Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade