Cade aprova compra da Hortifruti Natural da Terra pela Americanas

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Para a XP Investimentos, a aquisição mostra que a varejista está seguindo os passos da Amazon

Foto: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da Hortifruti Natural da Terra pela Americanas S.A. A operação foi anunciada em 11 de agosto e foi avaliada em R$ 2,1 bilhõe.

De acordo com a XP Investimentos, a aquisição da Natural da Terra mostra que a Americanas está seguindo os passos da Amazon, que começou como uma modesta livraria virtual e expandiu suas operações até se tornar a maior varejista virtual do mundo. “Vemos a aquisição da Americanas como semelhante à aventura da Amazon no varejo de alimentos por meio da Whole Foods”, afirmam Daniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, que assinam a análise da XP.

Ainda segundo o relatório, este movimento se difere da estratégia de outras empresas brasileiras que hoje optam por fazer apenas parcerias com varejistas de alimentos por meio de seus marketplaces.

Para a XP, a aquisição é “estrategicamente positiva”, pois a Americanas entrará num nicho com alta recorrência de compras, por meio de um “ativo de alta qualidade” – a Natural da Terra. “No entanto, observamos que o valuation não foi barato”, sublinham os analistas, que explicam que o valor do negócio está praticamente em linha com os demais varejistas de alimentos, e “ligeiramente abaixo” do múltiplo da própria Americanas.

Para o analista do  Credit Suisse, Victor Saragiotto, o negócio não representará um grande impacto no caixa. Ele lembra que a aquisição será paga 100% em dinheiro. Com isso, a alavancagem da Americanas chegará “a 0,8 vez net cash to Ebitda”, o que “abre espaço” para outra grande fusão ou aquisição.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                  LinkedIn                                                                                 ,                                                                                 Instagram                                                                                 e                                                                                 Facebook

Fonte: MoneyTime

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade