Black Friday deste ano terá estratégia chinesa de marketing

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Reportagem SA Varejo -

Testes no Brasil já elevaram em 8 vezes a conversão de compra de determinados produtos

Estratégia de marketing consagrada na China – onde movimenta o equivalente a mais US$ 100 bilhões – o "liveshopping", também conhecido como "shopstreaming", une entretenimento e vendas. Na mesma tela em que acompanha um evento de seu interesse, o público pode tirar dúvidas sobre produtos e até concluir a compra.

Semelhante à prática adotada nos canais de venda pela TV, a estratégia torna mais curto o caminho entre vendedor e consumidor. Essa modalidade de marketing ganhou atenção especial no ano passado, durante o dia do solteiro – data que equivale à Black Friday na China. Na ocasião, Jack Ma, fundador do Alibaba, desafiou Li Jiaqi, famosa influenciadora digital chinesa do segmento de beleza a uma disputa para ver quem venderia mais batom. Em poucos minutos, ela já havia vendido mais de 1.000 unidades do produto. 

No mercado brasileiro, o Magazine Luiza já testou a estratégia na venda de café. E o resultado foi excelente: em uma hora de vendas online, as 4 lojas conectadas multiplicaram por 100 a comercialização do produto.Na Black Friday de 2019, a rede varejista testou iniciativas em plataformar online, com participação ao vivo de influenciadores e em parceria com a TV Globo, sempre unindo entretenimento ao processo de venda. A estratégia ajudou o Magalu a vender, por exemplo, 75 mil celulares, 50 mil aparelhos de TV, 400 mil pilhas e 1 milhões de rolos de papel higiênico.

Na B2W , dona de Americanas, Shoptime e Submarino, está sendo preparado para a Black Friday 2020 um evento com mais de três horas em parceria com o Google e apresentado por Felipe Neto, provavelmente o maior influenciador digital brasileiro, com 40,1 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. 

De acordo com Leonardo Rocha, gerente executivo de plataformas digitais da Americanas, testes com "liveshopping"já demonstraram resultados como 8 vezes mais conversão de compra em relação a produtos não apresentados e 10 vezes mais visitas ás plataformas digitais.

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Fonte: Valor Econômico

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