Avaliação:
(2 Avaliações)Nathalie Gutierres - 08/06/2022
Confira quais itens registram saltos na cesta do shopper nesta época do ano, de acordo com dados da Horus e Scanntech, podendo trazer mais rentabilidade
Foto: Arquivo SA Varejo
Quando as temperaturas baixam, aparecem inúmeras oportunidades de vendas para o varejo, com chances de rentabilizar em diversas categorias de alimentos e bebidas que, nos outros meses do ano, pode ter um papel menor no ponto de venda. Afinal de contas, o clima mais ameno é bastante convidativo para promover refeições especiais regadas a experiências gastronômicas com a família e amigos, e várias opções de pratos conhecidos do brasileiro que ajudam a espantar o frio.
Bebidas se destacam no período
Dados de mercado comprovam como diversas categorias ganham protagonismo na estação mais fria do ano. “Quando chega o inverno, é normal lembrarmos de categorias como vinho, sopa, café, mas também vemos que outras cestas ajudam a ‘esquentar’ as vendas nessa época do ano. Bebidas acaba sendo um grande destaque, representando uma cesta de alta importância, e com a maior variação em valor no período do inverno”, analisa Tiago Vavassori, head de atendimento ao varejo da Scanntech .
Ao detalhar as categorias que têm as vendas acentuadas no frio, Vavassori menciona os saltos registrados no período. “Cappuccino, sopas e chás, por exemplo, aumentam mais de 50% as vendas nesta época, mas vinho é um grande destaque, com 34% de crescimento, por ser uma categoria bastante importante. E faz uma ótima combinação com queijos, que vendem 13% a mais neste período”, explica.
De acordo com dados da Scanntech, no período, as vendas de produtos relacionados à indulgência são os que apresentaram maior porcentual de incremento. Itens que proporcionam praticidade também se destacam conforme a seguir:
- Vinho - +39%
- Chocolate em pó - +31%
- Capuccino - +50%
- Café solúvel - +20%
- Café em cápsula - +23%
Outros produtos tambén elevam tíquete médio do consumidor e margens do varejista
Dados da
Horus
indicam, além das categorias de produtos já mencionadas, mais oportunidades para o varejo supermercadista. “Categorias doces, principalmente biscoitos e chocolates, são potenciais no portfólio do shopper para o inverno, tanto no cenário nacional, quanto nas regiões mais frias do país, como o Sul e o Sudeste”, avalia Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da empresa.
Conforme mostra levantamento da Horus, em 2021, as categorias de biscoitos e chocolates avançaram, respectivamente, 17,6% e 3,7% na média de itens no período de junho a agosto no comparativo com janeiro a março do mesmo ano. Fondue é outro item de destaque nesses meses, registrando, segundo o mesmo estudo, aumento de 19,8% nesta época. O interessante desta categoria é o tíquete médio do produto, de quase R$ 40,00, o que traz oportunidades de avanço no faturamento do supermercado.
Além do vinho e do chá já citados, outras bebidas têm ótima performance com as temperaturas mais amenas. A categoria de uísque registra avanço de 12,5% na média de itens comprados no inverno no comparativo com o início do ano e 23,3% de aumento no tíquete-médio no mesmo período. A vodca também ganha notoriedade no período, com alta de 8,9% na média de itens e 5,2% no tíquete-médio.
“Fondue e uísque, por serem produtos premium e nichados, não apresentam considerável relevância em incidência, mas se destacam no avanço da média de itens levada pelo shopper e também pelo aumento do tíquete-médio, fortalecendo um avanço no range em que atua, rentabilizando-os ainda mais”, discorre Luiza.
Contudo, é importante mencionar que não são apenas as categorias de alimentos e bebidas que têm alta na procura no inverno. Informações da Scanntech mostram que o consumidor fica mais disposto a comprar produtos específicos, como garrafas térmicas e itens para cuidados pessoais, como hidratantes. Vavassori explica que tais produtos podem gerar mais valor para o varejo e rentabilizar suas margens. Ou seja, quanto mais o supermercadista observar as oportunidades existentes, mais chances ele terá de fazer as vendas no período um sucesso.
Mais categorias que se destacam:
- Vinho
- Queijo
- Chá em sachê
- Sopas
- Cappuccino
- Conhaque
- Hidratante
Leia também:
Saiba como destacar os produtos que performam acima da média durante o frio
Conheça as estratégias de supermercadistas para gerar impulso de compra no inverno
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook