Baixas temperaturas aquecem as vendas de algumas categorias no varejo alimentar

Avaliação:

(2 Avaliações)

Nathalie Gutierres -

Confira quais itens registram saltos na cesta do shopper nesta época do ano, de acordo com dados da Horus e Scanntech, podendo trazer mais rentabilidade

Foto: Arquivo SA Varejo

Quando as temperaturas baixam, aparecem inúmeras oportunidades de vendas para o varejo, com chances de rentabilizar em diversas categorias de alimentos e bebidas que, nos outros meses do ano, pode ter um papel menor no ponto de venda. Afinal de contas, o clima mais ameno é bastante convidativo para promover refeições especiais regadas a experiências gastronômicas com a família e amigos, e várias opções de pratos conhecidos do brasileiro que ajudam a espantar o frio. 

Bebidas se destacam no período

Dados de mercado comprovam como diversas categorias ganham protagonismo na estação mais fria do ano. “Quando chega o inverno, é normal lembrarmos de categorias como vinho, sopa, café, mas também vemos que outras cestas ajudam a ‘esquentar’ as vendas nessa época do ano. Bebidas acaba sendo um grande destaque, representando uma cesta de alta importância, e com a maior variação em valor no período do inverno”, analisa Tiago Vavassori, head de atendimento ao varejo da Scanntech

Ao detalhar as categorias que têm as vendas acentuadas no frio, Vavassori menciona os saltos registrados no período. “Cappuccino, sopas e chás, por exemplo, aumentam mais de 50% as vendas nesta época, mas vinho é um grande destaque, com 34% de crescimento, por ser uma categoria bastante importante. E faz uma ótima combinação com queijos, que vendem 13% a mais neste período”, explica.

De acordo com dados da Scanntech, no período, as vendas de produtos relacionados à indulgência são os que apresentaram maior porcentual de incremento. Itens que proporcionam praticidade também se destacam conforme a seguir:

  • Vinho - +39%
  • Chocolate em pó - +31%
  • Capuccino - +50%
  • Café solúvel - +20%
  • Café em cápsula - +23%

Outros produtos tambén elevam tíquete médio do consumidor e margens do varejista
 
Dados da Horus indicam, além das categorias de produtos já mencionadas, mais oportunidades para o varejo supermercadista. “Categorias doces, principalmente biscoitos e chocolates, são potenciais no portfólio do shopper para o inverno, tanto no cenário nacional, quanto nas regiões mais frias do país, como o Sul e o Sudeste”, avalia Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da empresa. 

Conforme mostra levantamento da Horus, em 2021, as categorias de biscoitos e chocolates avançaram, respectivamente, 17,6% e 3,7% na média de itens no período de junho a agosto no comparativo com janeiro a março do mesmo ano. Fondue é outro item de destaque nesses meses, registrando, segundo o mesmo estudo, aumento de 19,8% nesta época. O interessante desta categoria é o tíquete médio do produto, de quase R$ 40,00, o que traz oportunidades de avanço no faturamento do supermercado. 

Além do vinho e do chá já citados, outras bebidas têm ótima performance com as temperaturas mais amenas. A categoria de uísque registra avanço de 12,5% na média de itens comprados no inverno no comparativo com o início do ano e 23,3% de aumento no tíquete-médio no mesmo período. A vodca também ganha notoriedade no período, com alta de 8,9% na média de itens e 5,2% no tíquete-médio

“Fondue e uísque, por serem produtos premium e nichados, não apresentam considerável relevância em incidência, mas se destacam no avanço da média de itens levada pelo shopper e também pelo aumento do tíquete-médio, fortalecendo um avanço no range em que atua, rentabilizando-os ainda mais”, discorre Luiza. 

Contudo, é importante mencionar que não são apenas as categorias de alimentos e bebidas que têm alta na procura no inverno. Informações da Scanntech mostram que o consumidor fica mais disposto a comprar produtos específicos, como garrafas térmicas e itens para cuidados pessoais, como hidratantes. Vavassori explica que tais produtos podem gerar mais valor para o varejo e rentabilizar suas margens. Ou seja, quanto mais o supermercadista observar as oportunidades existentes, mais chances ele terá de fazer as vendas no período um sucesso. 

Mais categorias que se destacam:

  • Vinho
  • Queijo
  •  Chá em sachê
  • Sopas
  • Cappuccino
  • Conhaque
  • Hidratante

Leia também:

Saiba como destacar os produtos que performam acima da média durante o frio

Conheça as estratégias de supermercadistas para gerar impulso de compra no inverno

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                             LinkedIn                             ,                             Instagram                             e                              Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade