Aumente o ticket médio no FLV com portfólio de valor agregado

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Vapza impulsiona as vendas no setor de hortifruti com produtos naturais, práticos e com validade de até 24 meses

Estudo da Vapza com supermercadistas parceiros mostrou salto de até oito vezes no giro dos produtos, quando expostos tanto no ponto padrão da mercearia quanto no FLV

As frutas, verduras e legumes fazem parte de uma dieta saudável e estão cada vez mais presentes na mesa do brasileiro. Durante a pandemia, a frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão passou de 40,2% para 44,6%, segundo o  Estudo NutriNet Brasil  2020, da Universidade de São Paulo (USP). Essa busca crescente por alimentos mais saudáveis está expandindo o espaço dedicado a esses produtos dentro dos supermercados, o chamado FLV, que representa entre 10% e 20% de faturamento das lojas.

Atenta a esse cenário, a Vapza Alimentos busca marcar cada vez mais presença no setor de FLV dos supermercados, oferecendo benefícios tanto aos consumidores quanto para os varejistas, por meio de seu portfólio de grãos, legumes e proteínas embalados à vácuo e cozidos a vapor.

Aos varejistas, a Vapza entrega opções de alto valor agregado que impulsionam o giro, o tíquete médio e a margem. Ainda, os produtos da marca têm baixa quebra pois a validade dos itens é de 9 a 24 meses. Vale ressaltar que o setor de FLV lidera o ranking de perdas por faturamento dentro do setor de perecíveis, chegando a 5,25%, segundo a Avaliação de 2020 de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados , realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Aos consumidores que buscam uma dieta equilibrada, a Vapza oferece saudabilidade, praticidade e conveniência. Uma batata Vapza é tão saudável quanto uma batata in natura, tendo maior valor agregado por já ser selecionada, descascada, cortada uniformemente, cozida, não precisar de refrigeração e ter validade de 12 meses. Isso é possível por meio da tecnologia Vapza, pioneira no Brasil.

A Vapza conta com 45 SKUs distribuídos em cinco linhas: alimentos já prontos apenas para finalizar, 100% orgânicos certificados, alimentos que só precisam de aquecimento, porções individuais e linha Marvel para atender as necessidades nutricionais de jovens e adultos

Ser visto para ser comprado

A Vapza tem o portfólio mais amplo do mercado no seu segmento e, para potencializar as vendas, a marca recomenda aos lojistas que todos os produtos sejam expostos no FLV.

“Iniciamos nossa produção com vegetais embalados à vácuo e cozidos a vapor, que foram para FLV, por serem produtos naturais. Com o tempo a Vapza lançou também grãos e proteínas, oferecendo uma solução completa para o FLV e para todos que buscam comida de verdade”, diz o CEO da Vapza, Enrico Milani.

Tradicionalmente, grãos e proteínas embalados são dispostos nos setores de mercearia de supermercados. Contudo, um estudo da Vapza com supermercadistas parceiros mostrou um salto de até oito vezes no giro quando os produtos são expostos duplamente: tanto no ponto padrão da mercearia quanto no FLV. Além disso, no comparativo entre a quantidade de vendas de produtos Vapza realizadas na mercearia e no FLV, o setor de frutas, verduras e legumes apresentou um giro 3 vezes maior.

Displays e telas ajustadas na gôndola com filme mostrando a conveniência e rapidez no preparo, também favorecem as vendas

A exposição dos produtos Vapza no FLV também tem a vantagem de estimular a experimentação do consumidor. “Sabe-se que, em média, 70% das decisões de compra são realizadas na loja. Por isso, é estratégico que todos os produtos Vapza estejam nos espaços em que nossos consumidores costumam circular. Isto é, o FLV é o nosso ponto principal” reforça o CEO da Vapza, Enrico Milani.

Por exemplo, ao chegar no FLV, o consumidor que quiser comprar mandioquinha talvez não encontre o produto in natura naquele dia, mas terá à sua disposição o produto da Vapza que já vem cozido e pronto para consumo. Ou, mesmo que encontre o produto tradicional desejado, o shopper pode optar pela praticidade oferecida pelos produtos da marca.

Sobre a Vapza

Fundada em 1994 nos Campos Gerais do Paraná, a Vapza Alimentos tem forte presença no varejo e no food service nacional e exporta para 13 países. A marca é Top Of Mind em Orgânicos (Organis, 2019), líder de vendas na categoria de pratos (ABRAS, 2022), possui certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS e tem os selos Kosher, Vegan e Orgânico.

O portfólio conta com 45 SKUs distribuídos em cinco linhas: Dê o seu toque final (alimentos já prontos apenas para finalizar), Orgânicos (itens 100% orgânicos certificados, Só aquecer (alimentos que só precisam de aquecimento para o consumo), Single (porções individuais) e Marvel (atendendo as necessidades nutricionais de jovens e adultos).

Site:  www.vapza.com.br

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