Americanas compra Hortifruti e impõe novos desafios ao setor supermercadista

Avaliação:

(6 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Operação movimentou R$ 2,1 bilhões. Veja como profissionais do mercado avaliam o impacto do negócio no varejo alimentar

Foto: Divulgação

A rede Hortifruti Natural da Terra agora pertence à Americanas, num movimento semelhante ao que fez a Amazon ao adquirir a varejista de produtos naturais Whole Foods, em 2017 nos EUA. O negócio, que foi de R$ 2,1 bilhões, acirra a concorrência tanto no on quanto no off line e impõe novos desafios ao setor supermercadista.

 “Quem imaginaria que um negócio como esse aconteceria”, disse José Sarrassini, diretor comercial de logística do Savegnago Supermercados (SP), durante webinar realizado ontem (11/08) por SA Varejo (assista aqui). “Nesse ponto é preciso que as nossas pessoas estejam cada dia mais preparadas. Cada dia mais com conhecimento dos canais e de todas as ferramentas possíveis de serem usadas, entre  outros”, afirmou.   

Também no mesmo webinar, Luis Gennari , CEO da Vigor, comentou: “É um movimento semelhante ao da Amazon com o Whole. E nós vamos ter de nos adaptar, tanto indústria quanto varejo, porque nasce aí um novo canal, com certeza.”

Para os analistas da Ativa Investimentos, esse movimento reforça a presença da Americanas no segmento de mercados, uma vez que o Hortifruti já atua através do Americanas Mercado.

“Acreditamos que a expansão do modelo de dark store pode trazer grandes sinergias para o Americanas Mercado. Além disso, devemos ter uma melhora da experiência de entrega dos canais digitais da companhia, por conta da plataforma LET’s - inteligência de logística da Americanas”, avaliam os profissionais em relatório.

O Hortifruti Natural da Terra alcançou faturamento bruto de R$ 2 bilhões em 12 meses finalizados em 30 de junho deste ano. A margem Ebitda foi de 12% no período. A empresa conta com 73 lojas físicas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O negócio ainda precisa ser analisado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

“Estou convicto que a Americanas S.A. ajudará a Hortifruti Natural da Terra a acelerar seu crescimento, expandindo nossa presença nacionalmente e alavancando recursos, tecnologias e conhecimentos. Continuaremos na nossa trajetória de satisfazer consumidores que demandam cada vez mais qualidade, eficiência, sustentabilidade e respeito com nossos parceiros produtores”, disse Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra, em comunicado da empresa.

Também em nota, o CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, afirmou que a aquisição é um movimento estratégico da companhia para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. “Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance."

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                              LinkedIn                                             ,                                             Instagram                                             e                                             Facebook                                             !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade