13 dicas práticas para vender mais snacks

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Yoki preparou recomendações fáceis de implantar e que garantem bons resultados em amendoins, pipocas e salgadinhos

Fotos: Divulgação

Em um momento em que o shopper faz as compras mais rapidamente do que o habitual, organizar corretamente a exposição é fundamental para elevar resultados, sobretudo na categoria de snacks, que gera boa rentabilidade ao varejo.

Pensando em melhorar as vendas na sua loja, a General Mills, dona das marcas  Yoki e Yokitos, preparou uma série de dicas fáceis de implantar para garantir bom desempenho na categoria como um todo e também especificamente em pipoca para micro-ondas, snacks de amendoim e salgadinhos. Confira: 

Recomendações gerais para a categoria de snacks

– Como prioridade, garanta bom abastecimento e organização da gôndola no ponto natural, lembrando de alocar as linhas Yoki e Yokitos à altura dos olhos do shopper, uma vez que apresentam grande variedade de SKUs e são reconhecidas por 97% do público

– Verifique se todos os produtos estão precificados e com valor atualizado. Esse cuidado deve ser redobrado em caso de ofertas e divulgação em encartes

– Na organização da gôndola, é importante seguir o conceito de FIFO, priorizando a visibilidade dos produtos com validade mais curta

– Exposição em pontos extras tem papel fundamental no estímulo à compra por impulso de snacks, inclusive com o apoio de displays. As áreas da loja mais indicadas são aquelas com alto fluxo de shoppers, a exemplo do  corredor central e dos terminais próximos aos checkouts. Também apresenta bons resultados o cross merchadinsing com itens correlatos 

Pipocas para micro-ondas

– No segmento de pipocas, o maior espaço deve ser para os sabores natural, natural com sal e manteiga. Eles são os mais vendidos e também devem ser priorizados nos pontos extras

– Evite alocar itens de cores parecidas lado a lado, pois isso pode confundir o shopper no momento da escolha do sabor

– Líder em vendas, Yoki deve ter ao menos 70% do espaço na categoria

Snacks de Amendoim

– Aqui, uma recomendação importante é que embalagens do mesmo produto com gramaturas diferentes sejam posicionadas próximas

– Reserve ao menos 40% do espaço para a linha Yoki, composta por 17 SKUs nesse segmento

– Os amendoins do tipo japonês devem abrir a exposição e ocupar metade do espaço. Já os descascados ficam com 25% do planograma e o restante deve ser ocupado por outras versões da categoria

Salgadinhos

– Seguindo o fluxo do corredor, inicie a exposição por salgadinhos diversos como conchas, redinhas e bolinhas de sabores como presunto e queijo, posicionados à altura dos olhos. Logo abaixo devem ficar os anéis de cebola e itens de outros sabores

– Na sequência, ao lado desse bloco, vêm as batatas onduladas em suas diversas versões

– Ao menos 30% do planograma deve ser dedicado à linha Yokitos

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