Rede do Paraná faz rodada de JBP em São Paulo com 30 fornecedores

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Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD) deslocou 25 profissionais para a capital paulista durante duas semanas. Com isso, agilizou etapas do planejamento comercial para 2020

Com 52 lojas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a CSD – Companhia Sulamericana de Distribuição conta com escritórios na sede da empresa, em Maringá (PR), e em Araçatuba, município situado a mais de 500 km da cidade de São Paulo. Durante duas semanas de outubro, porém, 25 profissionais da rede das áreas comercial, de marketing, financeiro, logística, inteligência comercial, trade marketing e supply chain trabalharam em um conjunto comercial alugado na zona sul da capital paulista.

A iniciativa da companhia, dona dos supermercados Amigão , Cidade Canção e São Francisco , além da bandeira de cash & carry Stock Atacadista, teve o objetivo de viabilizar, em poucos dias, reuniões com os principais executivos de grandes fornecedores, algo que demandaria mais tempo caso dependesse da agenda deles para deslocamentos até o norte do Paraná. O foco das conversas foram acordos para definição do JBP (Joint Business Plan), o plano comercial conjunto entre varejo e indústria, para todo o próximo ano. “Traduzimos para a indústria os caminhos que queremos atingir no ano que vem. Estamos alinhando 2020 no mesmo momento que a indústria”, diz Marcos Pozzi, diretor comercial executivo da CSD.

“Não viemos simplesmente para negociar preço e colocar o produto na lâmina de ofertas. Queremos desenvolver as categorias com uma estratégia que converse com o CRM, que inclua dicas sobre o produto para postarmos no Instagram e informações para publicarmos no Facebook. Tudo isso sem esquecer das ofertas”, destaca Marcos Pozzi (foto), diretor comercial executivo da CSD.

 

QUEM PARTICIPOU

30 indústrias se reuniram com a CSD

25 fornecedores eram da área alimentar e 5 de não alimentos

Entre esses fornecedores estão:

AMBEV
COCA-COLA
COLGATE
DANONE
MARILAN
P&G
PEPSICO
RB
SADIA
3CORAÇÕES
SEARA

 

Essa não foi a primeira vez que equipes da varejista se deslocaram até São Paulo para agilizar contatos com presidentes, vice-presidentes e diretores da indústria. Na outra ocasião, no entanto, as conversas visaram apresentar melhor a empresa e tratar de questões táticas. Já o modelo adotado desta vez foi bem mais estratégico: a CSD desembarcou já com definições sobre aspectos como orçamento, estratégia de marketing e resultados esperados. As tratativas não se resumiram a um mero calendário promocional, mas a propostas omnichannel. O planejamento, inclusive, vai além das lojas físicas. A estratégia é 360 graus, englobando também CRM, e-commerce, diferentes canais digitais e até WhatsApp. Haverá ainda compartilhamento de dados entre ambas as partes.

O diretor comercial executivo tem convicção de que foi possível alinhar com os principais fornecedores as expectativas e os caminhos traçados pela CSD para 2020, com as indústrias abertas a colaborar e a compartilhar suas estratégias com a varejista. Com as duas semanas em São Paulo, a rede paranaense ganhou velocidade suficiente para antecipar etapas no processo de JBP. “Dentro de 15 dias já teremos todas as respostas das empresas com as quais conversamos”, contou Pozzi à reportagem de SA Varejo em um dos últimos dias da agenda na capital paulista.

O passo seguinte é definir as melhores táticas para cada estratégia traçada com as indústrias Top 30. Há casos em que o foco será desenvolver categorias, elevar vendas, aumentar rentabilidade, entre outros. Na prática, pode ser necessário, por exemplo, implantar GC, aumentar espaço de exposição, ampliar o sortimento, investir mais no canal promocional. “No dia 1º de janeiro, abriremos o ano com a estratégia totalmente desenhada”, comemora o diretor comercial. Tudo isso tendo como alvo a satisfação do cliente.

 

ACOMPANHAMENTO TRIMESTRAL

A cada três meses, a CSD terá reuniões com executivos das indústrias para analisar os resultados do JBP e, caso necessário, corrigir os rumos. As reuniões devem ser feitas em Maringá (PR) e Araçatuba (SP), mas também há possibilidade de deslocamento até a capital paulista, se for preciso.

 

FOCO NO CONSUMIDOR

Durante os encontros, a rede varejista e as indústrias compartilharam seu planejamento para o próximo ano, o que permitiu um alinhamento de interesses. A ideia é colocar o consumidor no centro do negócio e, assim, atrair maior fluxo para as lojas e elevar as vendas e a rentabilidade.

 

VAREJO REGIONAL
A CSD atua nos Estados do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com unidades nos formatos de supermercado e atacarejo.

 

CRESCIMENTO DA  CSD

2,5 bilhões faturamento aproximado em 2019

25% crescimento estimado das vendas em 2020

53 lojas ao final deste ano em 26 cidades de 3 Estados: PR, SP e MS

09 inaugurações programadas para 2020 na região de atuação da rede

02 centros de distribuição em Maringá (PR) e Lins (SP)

 

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