Quatro passos para acertar no sortimento de alimentos prontos

Avaliação:

(2 Avaliações)

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Veja dicas práticas para trabalhar com um mix de resultados


Foto: Ciete Silvério

Confira as recomendações da Connect Shopper  para trabalhar melhor a seção de alimentos prontos, oferecendo um sortimento de resultados:

01 SHOPPER

  • Conhecer a fundo o shopper-alvo: perfil, suas necessidades, hábitos de consumo
  • Considerar os atributos relevantes ao shopper para atração e conversão da categoria e de seus diferentes segmentos
  • Conhecer a hierarquia de escolha do shopper (árvore de decisão) para segmentar a categoria, qualificar o mix e definir a melhor exposição

02 CATEGORIA

  • Analisar a categoria/segmentos do ponto de vista de tendência ou não de consumo, benefícios adicionais ao consumidor, incremento do giro e da rentabilidade da empresa, entre outros pontos
  • Ter clareza da estratégia da categoria para gerar margem, tráfego, aumento do tíquete médio, etc.
  • A estratégia influencia a localização, o espaço da categoria na gôndola, a ordenação dos produtos nas prateleiras, por onde e como abrir o fluxo

03 PROCESSO

  • Aplicar e desdobrar a estratégia da categoria em todos os Ps – produto, preço, publicidade, promoção, prateleira, planograma, pessoas, propósito e proteção (segurança)

04 RENOVAÇÃO

  • Ajustar o sortimento com regularidade, definindo a periodicidade a partir do grau de inovação da categoria
  • Definido o perfil do sortimento (segmentos, versões, número de SKUs), criar a regra Entra 1 Sai 1. Para isso, realizar análise ponderada de vendas em valor, volume, rentabilidade, giro, presença em cupom e contribuição para o resultado

Leia também:

Segmento de alimentos prontos está cada vez mais amplo e desafiador para sua loja

Rede Confiança revisou espaço e sortimento dos alimentos prontos saudáveis

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade