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(2 Avaliações)Reportagem SA+ - 19/02/2021
Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, detalha perguntas que precisam ser respondidas antes da decisão
1. O novo produto está alinhado ao perfil do seu consumidor?
Essa deve ser a primeira pergunta a ser respondida. Para isso, é fundamental que você conheça bem o perfil do seu consumidor e entenda também a proposta do novo produto. Pouca chance terá um produto muito bom focado em saudabilidade em um varejo com público prioritariamente formado por consumidores de guloseimas, exemplifica.
2. O lançamento agrega valor para a categoria?
Muitas vezes, trazemos novidades para loja sem fazer uma análise do que já existe no mix de produtos. Essa avaliação é importante para entender se o novo produto está trazendo algo diferenciado, se poderia substituir algum outro item que não está performando bem. Estamos trazendo um novo produto que é “mais do mesmo”?
A segunda consideração a ser feita está alinhada à famosa frase ‘a gôndola não é elástica’. O novo produto terá espaço em gôndola, se não, o que será retirado para dar lugar à novidade?
3. O novo produto terá uma chance real de dar certo na loja?
Introduzir um lançamento sem nenhum tipo de suporte pode ser o caminho para o fracasso. Qualquer novidade precisa ser propriamente introduzida para o consumidor por meio de destaque em gôndola, promoções, tablóides, etc. Portanto, quando estiver negociando um lançamento, considere também as atividades e investimentos necessários para iniciar as vendas do novo produto.
Se não houver qualquer tipo de atenção prevista, pondere os riscos e as chances de o produto dar certo ‘sozinho’ na loja.
4. O novo produto está alinhado às tendências?
O mercado nunca esteve tão incerto e volátil. Por isso, as demandas dos consumidores estão constantemente mudando e evoluindo. Assim, é importante estar informado sobre as tendências do mercado, principalmente, para conseguir introduzir novidades relevantes na sua loja.
Esperar a decisão da concorrência para só depois considerar sobre um novo produto pode ser tarde demais. “O consumidor está cada vez mais informado e busca por produtos que não só atendam suas necessidades, como também estejam alinhados às suas crenças e valores. Por isso, acompanhar as centenas de lançamentos pode ser desafiador, mas é fundamental para manter um sortimento de produtos diferenciado e relevante para esse consumidor exigente”, completa a executiva da Local.e.
Plataforma mostra novidades
Para ajudar o varejo na tarefa de definir quais novidades são interessantes para o mix de cada loja, o Sincovaga e a Local.e se uniram na campanha “Colaborar para Fortalecer”, disponibilizando gratuitamente uma plataforma com mais de 6.000 novos produtos. Clique aqui para ter acesso e, dessa forma, aprimorar seu processo de decisão.