Quatro aliados na luta contra a ruptura

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Reportagem SA+ -

Além do controle na falta de produtos, essas soluções têm gerado redução do estoque excessivo e aumento nas vendas

Deixar de vender por falta de SKUs nas prateleiras continua sendo o calcanhar de Aquiles no varejo alimentar. Segundo dados da Neogrid, o índice médio até que começou “bem”, abaixo da média de 12%:

ÍNDICE MÉDIO
11,3% no começo de 2020
12,5% com a pandemia
12,1% no último mês

Em qualquer perspectiva a ruptura mantém seus estragos sobre as vendas e a satisfação do shopper.

As razões são as de sempre:

  • dificuldade no cálculo de demanda
  • queima de orçamento em pedidos desnecessários
  • deficiências operacionais
  • problemas na execução
  • ruptura da indústria
  • dificuldades logísticas

A lista é grande, mas também as soluções tecnológicas são inúmeras.

Conheça quatro delas que podem ajudá-lo a abater os altos índices.

SOLUÇÃO 01: SOFTWARE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

FORNECEDOR
Kikker

DESCRIÇÃO
Opera com os dados de vendas da empresa, fazendo o cruzamento deles com 32 variáveis, entre elas, sazonalidade, datas comemorativas, posição geográfica de cada loja, tempo de entrega do fornecedor, promoções, perfil comportamental do shopper por idade, classe social. O sistema projeta a demanda por loja, faz pedido de compra e abastecimento ideal. Também lê código de barras e tem identificador de voz inteligente (tipo Alexa, da Amazon) para acesso por smartphone. Segundo Lucas Paschoa, head de marketing e comercial, os relatórios descarregam no máximo em 5 segundos.

SISTEMA MODULAR
5 planos, do inicial ao mais avançado. A empresa cobra por loja.

INDICADORES
O sistema mede a ruptura do dia anterior de cada loja, em cada categoria, subcategoria, fornecedor e carteira do comprador – a ruptura comercial e a operacional. A partir desses dados e do budget da empresa, estabelece as metas.

APOIO
A Kikker tem uma área para acompanhar os objetivos e ajudar o cliente a ter um bom resultado financeiro.

CLIENTES
800 lojas no Brasil e na América Latina

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
A empresa garante que em menos de quatro meses o investimento começa a se pagar e, em seis meses, começa a trazer retorno.

RESULTADOS
Em seis meses, o cliente da Kikker, G Center:

05 Lojas de atacarejo (PR)
40% Redução na ruptura
60% Diminuição de quebras
8% Aumento do faturamento

SOLUÇÃO 02: PLATAFORMA MOBILE

FORNECEDOR
Neogrid

DESCRIÇÃO
A plataforma Trade Force se integra às informações do próprio varejo a fim de analisar as pré-rupturas, os itens sem vendas e o chamado on-shelf availability (disponibilidade de prateleira e de itens para venda). Permite pesquisas e auditorias de pontos extras negociados e possui um portal na web que dá acessos aos relatórios – neles constam os resultados e as oportunidades de ganhos.

SISTEMA MODULAR
São cinco módulos: para entrega dos dados sobre itens com disponibilidade para vendas e itens sem vendas; módulo EDI Mercantil de digitalização dos pedidos para a indústria; portal varejo para classificação da operação dos fornecedores; aplicativo para execução dos dados trabalhados com a inteligência Neogrid (dados consolidados de todo o banco da empresa); e automação do “estoque certo”.

CLIENTES
O sistema está implantado em 18 redes de varejo.

RESULTADOS
32% Redução na ruptura
17% Aumento nas vendas


“O total de ganhos entre os clientes ultrapassou R$ 2 milhões“
Rodrigo Sousa Leão
Fundador da Trade Force, adquirida pela Neogrid

SOLUÇÃO 03: OPERAÇÃO COM MACHINE LEARNING

FORNECEDOR
Indikatore

DESCRIÇÃO
A plataforma web Indikatore Supply Chain funciona integrada ao ERP. Possui algoritmos de previsão de vendas com ajuste automático em função de mudanças no mix, sazonalidade e vendas inesperadas. E tem modelo de machine learning para previsão, planejamento e reposição de ofertas. Indica o que e quanto comprar, monitora o desempenho dos fornecedores, gerencia o abastecimento do CD para as lojas e ainda a exposição em gôndola e pontos extras. Um dos módulos é o de análise de indicadores de performance.

SISTEMA MODULAR
São cinco módulos integrados, sendo que alguns deles podem ser adquiridos separadamente – módulo de compras, de abastecimento, de previsão de vendas, além de indicadores e visibilidade.

CLIENTES
Supermercadistas e fornecedores. Entre eles: Rede Top (SC), Superpão (PR) e Super Lagoa (CE).

MOVIMENTAÇÃO MENSAL
As sugestões diárias de compras e de abastecimento das lojas movimentam mais de R$ 600 milhões, segundo Rodrigo Beleze, CEO da Indikatore.

RESULTADOS
25% Redução média na ruptura
30% Diminuição média no estoque
20% Aumento na produtividade do CD

SOLUÇÃO 04: SOFTWARE DESENVOLVIDO PARA NUVEM

FORNECEDOR
Nexello

DESCRIÇÃO
O sistema Nexello Supre é focado na gestão eficiente de estoque e usa inteligência artificial. Os algoritmos absorvem os dados históricos, acompanham toda a cadeia de abastecimento e analisam o comportamento de demanda. A partir dessa massa de informações, preveem o consumo, planejam as compras e o abastecimento. É um sistema desenvolvido para nuvem, altamente escalável e com processo totalmente automatizado de integração ao ERP. “A ferramenta traz indicadores para que o gestor entenda, por exemplo, onde estão os principais pontos de ruptura e os valores correspondentes a essa falta, o que permite decisões mais assertivas e lucrativas,” explica André Neves Trichez, diretor de produto e inovação da Nexello.

CLIENTES
217 lojas utilizam o sistema, entre unidades de supermercados e atacarejos.

APOIO
A empresa é formada por especialistas com experiência em supermercados que treinam os usuários e monitoram a execução. “Quando identificamos numa empresa a oportunidade de melhoria no sistema não cobramos por essa melhoria”, diz Trichez. Segundo ele, a Nexello disponibiliza as funcionalidades na íntegra para todos os clientes.

PROCESSO
Em uma semana o processo de integração ao ERP e validação das informações está pronto. Em quatro semanas os KPIs (indicadores-chave de performance) estão validados e podem ser acompanhados. E em seis semanas começam a aparecer os primeiros resultados.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
Em um cenário conservador o retorno é alcançado depois de três meses.

RESULTADOS
Em média é possível conseguir:

50% Redução na ruptura
35% Diminuição no estoque


“Confirmamos ainda maior produtividade no abastecimento, além de redução no tempo de atendimento ao vendedor da indústria e melhor desempenho na negociação”
André Neves Trichez
Diretor de produto e inovação da Nexello

 

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