Programa de execução diminui ruptura no varejo

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Por Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

A Seara aposta em um projeto que visa melhorar a visibilidade e presença dos produtos nas lojas. Com isso, alguns varejistas já reduziram a falta de produtos pela metade, além de ampliar resultados

Para incentivar o crescimento de vendas e rentabilidade de suas categorias no varejo, a Seara tem apostado em inovações de maior valor agregado. Só no ano passado foram lançados cerca de 80 SKUs – a maioria com esse perfil. É o caso, por exemplo, dos produtos gourmet, orgânicos, à base de proteínas vegetais e de ingredientes naturais.

Além de colocar novidades que oferecem boas margens no mercado, a empresa também tem trabalhado em duas frentes: a implementação do gerenciamento por categorias e de um projeto de loja perfeita, voltado à execução em loja. O Programa Mais – Loja Perfeita da Seara, como é chamado, começou em julho de 2019 e já tem gerado bons resultados, como a queda da ruptura – o que impacta diretamente vendas e margem das categorias.

50% - Queda média na ruptura em lojas que aderiram ao projeto

Motivos: adequação da exposição à participação dos produtos; aumento da visibilidade; melhoria na reposição; identificação e solução de problemas de abastecimento que acabam beneficiando as categorias como um todo; sortimento adequado ao perfil do shopper na região

1500 - Número de lojas no programa de diversas regiões do País
Pré-requisito: contar com presença de promotores da Seara

2400* Número total de promotores no Brasil
* Inclui os que atendem lojas que não estão no programa

Confira as matérias complementares
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Entenda como funciona o programa

Segundo Thais Pizzi, gerente executiva de trade marketing da Seara, dar aos promotores e às lojas parâmetros para uma boa execução é um dos principais benefício do programa. 

 

Pilares do programa loja perfeita
Os itens abaixo estão entre os quesitos monitorados no projeto e resultam em notas para as lojas e seus respectivos promotores. A ideia é acompanhar a evolução:

  • Presença do sortimento recomendado (veja critérios de definição abaixo)
  • Implementação do planograma definido, com share de cada produto
  • Precificação dentro da faixa de variação recomendada
  • Boa utilização/aplicação do material de PDV fornecido

Sortimento recomendado
Esse é um pilar importante para o programa, que contribui bastante para o resultado do varejo. Trata-se de um mix mínimo ideal, definido a partir de dados sobre o consumidor, que são cruzados com pesquisas sobre hábitos e comportamento em cada região.

Precificação
1/3 
É o quanto se perde em vendas quando o produto está sem preço É por esse motivo que a checagem das etiquetas informando quanto custa o produto faz parte das tarefas previstas no projeto. Além disso, o programa Loja Perfeita também procura garantir que os preços estejam dentro de uma faixa  definida como ideal para o posicionamento do produto. “É uma recomendação que fazemos. Os clientes, evidentemente, praticam os valores que consideram alinhados ao seu negócio”, explica Thais.

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