Walmart adota plano para mudar forma como seus funcionários trabalham

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Reportagem SA+ -

Níveis hierárquicos, sistema de avaliação e remuneração estão sendo alterados pela gigante norte-americana

Cerca de 75 lojas do Walmart nos Estados Unidos já adotam o modelo Great Workplace, que envolve uma série de mudanças na forma como suas equipes trabalham, são avaliadas e remuneradas.

A maior parte das lojas onde foi implantado o método, que em português significa "ótimo ambiente de trabalho", pertence à bandeira Neighborhood Market, composta por lojas menores no formato de proximidade. A partir do próximo mês, as mudanças atingirão também alguns departamentos de mais de 50 supercenters da rede norte-americana.

Entre as mudanças práticas, os gerentes de loja passam a supervisionar os "líderes de negócio", função recém-criada para os encarregados de administrar as finanças da loja e as contratações, entre outras responsabilidades, que receberão em torno de 10% mais do que os atuais assistentes dos gerentes. Um nível abaixo estarão os "líderes de equipes", com a missão de supervisionar 8 a 10 funcionários do chão de loja, recebendo salário inicial de US$ 18 por hora.

Os próprios supervisores terão salários reajustados, porém acumularão mais responsabilidades em seu trabalho de liderança. Já os colaboradores de níveis mais baixos na hierarquia da companhia receberão mais treinamentos promovidos pelo Walmart, além de apoio constante dos gerentes e reconhecimento pelo trabalho bem-executado. Uma das formas encontradas pela companhia para valorizar quem trabalha bem é a distribuição de "estrelas" de acordo com o bom desempenho. Tudo começa com as estrelas azuis que, a partir de determinada quantidade, poderão se trocadas por estrelas de prata. O passo seguinte é estar apto por trocar as prateadas pela desejada estrela de ouro, que significa a conquista de uma recompensa a ser definida pelo gerente da loja, como um almoço. Essa "distribuição de estrelinhas" ainda pode ser reconsiderada, uma vez que muitos colaboradores desaprovaram por considerar o sistema "infantil". 

Ao promover mudanças na forma de trabalho de suas equipes, o Walmart procura dar resposta às críticas que recebe constantemente a respeito de ambiente de trabalho e das políticas de RH da companhia.   

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Fonte: Exame

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