Venda de produtos de foodtechs cresceu mais de quatro vezes no GPA

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Fernando Salles -

Salto na quantidade de unidades comercializadas ocorreu em apenas três meses, entre abril e junho

Startups da área de alimentação que se propõem a repensar a cadeia alimentar, as foodtechs tendem a ganhar cada vez mais espaço no varejo brasileiro. Na verdade, isso já vem acontecendo. No GPA, as vendas de itens produzidos por empresas com essa característica mais do que quadruplicaram em quantidade de unidades. E esse avanço ocorreu em um intervalo de apenas três meses, entre abril e junho deste ano. 

A informação foi divulgada por Antonio Salvador, diretor de transformação digital e e-commerce do GPA , durante o evento  Foodtech Movement   (foto), realizado ontem (24/7) em São Paulo. Em sua apresentação, Salvador lembrou que os supermercados são um grande marketplace e ressaltou que a rede varejista está atenta às mudanças no cenário de consumo e às novas opções de produtos para oferecer a seus clientes. Um dos cases na rede são os kits gastronômicos da Cheftime , que trazem os ingredientes na quantidade certa para elaborar cada receita, com direito ao passo a passo do modo de preparo.

Patrocinado pelo GPA, o fórum, que também teve o apoio do Google e do hub de startups Cubo Itaú, atraiu nesta edição mais 400 pessoas entre representantes de grandes empresas, startups e profissionais das áreas da alimentação e da tecnologia. O Foodtech Movement é organizado pela Builders Construtoria, com o objetivo de repensar a cadeia de alimentos gerando inovações por meio de conexões entre os players do setor e as foodtechs. "Food é a nova internet", destacou Ana Carolina Bajarunas, fundadora e CEO da Builders Construtoria/FoodTech Movement, explicando que o potencial de movimentação financeira desse mercado supera em 10 vezes o de softwares. Não por acaso, tem atraído investimentos de mega empresários da área de tecnologia, a exemplo de Bill Gates e Jeff Bezos.

O evento contou com palestras sobre temas como o futuro da alimentação e os avanços na experiência do consumidor. Um dos pontos altos foi a "batalha de foodstartups", na qual empresas de alimentação apresentaram suas criações e foram avaliadas por uma banca examinadora. A grande vencedora foi a  Funcional Mikron , que utilizou nanotecnologia para criar um sal em spray que evita a aplicação excessiva do ingrediente e os consequentes problemas de saúde relacionados ao excesso de sal na alimentação.

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