Três passos para melhorar resultados dos mercados de bairro

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Por Redação SA Varejo -

Mais ágeis, essas lojas podem agir como startups, implementando e testando mudanças, inclusive no sortimento

Os mercadinhos de bairro são as lojas preferidas por 22% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor em Supermercados, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Quando são analisadas apenas as compras de emergência, essa preferência sobe para 50%. Boa parte desse público é composta por jovens com idade entre 16 e 24 anos e de classes sociais mais baixas.

“A partir dos números da pesquisa, uma interpretação que podemos ter é que os mercadinhos são especialmente atrativos para aqueles que possuem uma mobilidade limitada. Mas há todo um público que esses estabelecimentos podem alcançar e que estão ignorando, e não estou nem falando sobre preços. Por exemplo, na pesquisa 46% dos entrevistados consideram importante a oferta de produtos orgânicos em mercados. Ampliar o leque de ofertas de produtos pode gerar um impacto instantâneo nas vendas”, analisa Tiago Vailati, CEO da Hiper , empresa da Linx que desenvolve soluções de gestão e vendas para micro e pequeno varejo.

Para aumentar as vendas nesse segmento, o executivo recomenda criar um plano para adequar o sortimento de produtos. Mas sem apelar para mudanças radicais da noite para o dia. “Para pensar em inovação, o mercado pode agir como uma startup, propondo pequenas alterações e testando cada mudança antes de se comprometer com um investimento gigante que pode não dar certo”, aconselha Tiago Vailati. A seguir, o CEO da Hiper lista três passos para os mercadinhos melhorarem seu desempenho:

1. Otimize custos

“Qual produto vende mais, qual item nunca vende? Não adianta ter um estoque na prateleira de quinoa tricolor só porque é diferente e está na moda, se o seu consumidor não quer comprar isso. Esse espaço poderia ser ocupado por outro produto que possui maior saída”, exemplifica. A tecnologia, claro, pode ajudar a revelar o que não está vendendo. Sistemas integrados, como o Hiper Gestão , monitoram do estoque até a frente de caixa.

2. Pergunte aos clientes

Tiago Vailati recomenda uma iniciativa básica e eficiente: oriente o operador de caixa a perguntar para os clientes se eles encontraram tudo o que procuravam. Toda sugestão deve ser anotada. A tarefa seguinte é testar as vendas desses novos produtos. "Compre uma pequena quantidade e monitore a saída e os lucros através do sistema integrado. Se der certo, siga em frente", sugere. Nesse ponto, a agilidade dos mercadinhos é uma vantagem competitiva.

3. Comunique que a loja está mudando

Lembre-se de que não basta mudar, é necessário mostrar para o público suas novas opções. “Invista na comunicação visual da loja, mostre onde estão os novos produtos, coloque placas indicando o que é novidade ou separe uma prateleira exclusiva para eles. Você pode investir em redes sociais também, desenvolver um perfil para o seu mercado e nutrir com receitas, novidades, pesquisas com o consumidor, por exemplo”, finaliza o CEO da Hiper.

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